A EXPERIÊNCIA DE PROFISSIONALIZAÇÃO DE PROFESSORAS DE ESCOLAS MULTISSERIADAS RURAIS CAPIXABAS (1990-2000): DIMENSÕES PLURAIS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Palavras-chave: Profissionalização docente. História da educação. Etnobiografia. Escolas multisseriadas rurais.

Resumo

Investiga a experiência de profissionalização de professoras de escolas multisseriadas rurais capixabas que atuaram entre as décadas de 1990 a 2000, pela via da etnobiografia na relação com a historiografia. Apresenta resultados de pesquisa desenvolvida no pós-doutoramento na Universidade Federal de Minas Gerais/Brasil e na Faculdade de Letras da Universidade do Porto/Portugal (2022-2023). Ao preservar, resgatar e narrar experiências de professoras evocadas por suas memórias, visibiliza modos outros de pensar e praticar a docência no Espírito Santo, apontando cenários plurais da história da educação, de modo amplo e, do contexto educacional campesino, em particular, evidenciando elementos da cultura escolar, como práticas pedagógicas, vestimentas, culinária, brincadeiras, desafios e potencialidades do fazer docente e, sobretudo, faces distintas de trajetórias e da profissionalização docente.

Biografia do Autor

Miriã Luiz, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduada em História e em Pedagogia. Mestre e Doutora em Educação (PPGE/UFES). Pós-doutora em História da Educação (Universidade do Porto/Portugal; Universidade Federal de Minas Gerais/Brasil). É professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil.

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Publicado
2024-11-12