O ENSINO DE HISTÓRIA NO NOVO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E FORMAÇÃO DOCENTE

Palavras-chave: Ensino. História. Nível Médio. Desafios.

Resumo

O presente trabalho propõe-se a discutir os desafios enfrentados frente à conjuntura de implementação do Novo Currículo do Ensino Médio, alicerçado na Nova Base Nacional Comum Curricular, com ressalva para as transformações no ensino de História nas escolas públicas de tempo integral. Para tanto, toma como base de análise e reflexão as experiências vivenciadas pelas bolsistas CAPES do Programa Residência Pedagógica no processo de regência escolar em um Centro de Ensino de Tempo Integral da cidade de Teresina (Piauí), no recorte temporal de seis meses. Seguindo um modelo de relato de experiência, em diálogo com os estudos de especialistas na trama educativa, a reflexão proposta busca relatar os impasses enfrentados por professores de História diante do novo currículo para o ensino médio, pensando possíveis alternativas e possibilidades para a construção de um ensino crítico e significativo em meio aos limites impostos, problematizando a formação acadêmica e a realidade docente.

Biografia do Autor

Kamila Vytória Santos e Silva, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestranda em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduada em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

Shallana Victoria Barbosa Araújo, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduada em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

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Publicado
2025-01-24
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Relato de Experiência