UTILIZANDO O ESTUDO DE CASO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA MOTIVAR O APRENDIZADO NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
Resumo
O presente artigo apresenta o Estudo de Caso como uma estratégia didática utilizada para motivar o aprendizado no curso de Pós-Graduação Lato Sensu. Esta estratégia que tem se mostrado promissora como ferramenta didática e tem como objetivo o estímulo do aluno em sala de aula, para isto utiliza situações reais para ilustrar conceitos e teorias de forma mais concreta e envolvente, auxiliando o aluno a desenvolver pensamento crítico para resolução de problemas. Este artigo tem como objetivo principal explorar uma estratégia didática para incentivar da melhor forma possível, os alunos a aprenderem, promovendo um ambiente estimulante e que facilite o processo de aprendizagem. Os resultados deste estudo sugerem que o Estudo de Caso possa ser uma ferramenta eficaz para aumentar a motivação dos alunos de pós-graduação e a se sentirem mais preparados para aplicar o que aprenderam em suas práticas profissionais, através do uso de casos reais.
Referências
BARROSO, Joana. O Estudo de Caso como processo de aprendizagem em História e Geografia: o caso da organização das Nações Unidas. In: PINA, Helena; REMOALDO, Paula; RAMOS, Maria da Conceição Pereira. The Overarching Issues of the European Space: Rethinking Socioeconomic and Environmental Problems, Repositioning Territorial Development Policies. Porto: FLUP, p. 344-358, 2016.
BEI EDUCAÇÃO. Método tradicional de ensino e metodologias ativas: conheça as principais diferenças, 2023. Disponível em:
DURAK, H. I., Caliskan, S. A., Bor, S., & Van Der Vleuten, C. (2007). Use of case-based exams as an instructional teaching tool to teach clinical reasoning. Medical teacher, 29(6), 170-174.
HERREID, Clyde Freeman. What makes a good case. Journal of college science teaching, v. 27, n. 3, p. 163-169, 1998.
INSPER. Tecnologia na Educação: quando inovação e conhecimento se unem, 2022. Disponível em:
JACKSON, J. (2004). Case-based teaching in a bilingual context: Perceptions of business faculty in Hong Kong. English for Specific Purposes, 23(3), 213-232
MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus Editorial, 2003
MIT TECH REVIEW. Do presente ao futuro da educação, como a IA generativa está transformando o setor, 2023. Disponível em: : < https://mittechreview.com.br/do-presente-ao-futuro-da-educacao-como-a-ia-generativa-esta-transformando-o-setor/> Acesso em: 01 dez. 2023
NEPOMUCENO, Lívia Dias de Oliveira; COSTA, Helder Gomes; SHIMODA, Eduardo. Impacto do mestrado profissional no desempenho dos seus egressos: intercomparação entre as percepções de discentes, docentes, coordenadores e empresa. São Carlos: Gestão & Produção, v. 17, n. 4, dez. 2010, p. 817-828. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-530X2010000400014 Acesso em: 02 out. 2017.
NUNES, Teresa. 10 estratégias didáticas para usar nas suas aulas. Ponto Biologia, jan. 2016. Disponível em:
SÁ, L. P.; FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S. L. Estudo de Caso em Química.Química Nova, v.30, n.3, 2007, p.731-739.
SANTOS, Letícia Rodrigues et al. As contribuições da Teoria da Aprendizagem de Lev Vygotsky para o desenvolvimento da competência em informação, Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, p. 1-15, 2021. Disponível em: < https://brapci.inf.br/index.php/res/download/169462 > Acesso em: Abr. 2023
SOILEN, K. S. (2007). Using case studies in blended learning for increased interactivity and lower drop out rates. NFF Conference 2007
PAIVA, Marlla et al. Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem : Revisão Integrativa. Sanare: Revista de Políticas Pública, Sobral, v. 15, ed. 02, Jun/Dez 2016.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Metodologia da Pesquisa Científica. 2. ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.UCEFF. Empregabilidade: os impactos de uma pós-graduação ao conseguir um emprego, 2019. Disponível em:
UCEFF. Empregabilidade: os impactos de uma pós-graduação ao conseguir um emprego, 2019. Disponível em:
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).