UTILIZANDO O ESTUDO DE CASO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA MOTIVAR O APRENDIZADO NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Resumen

O presente artigo apresenta o Estudo de Caso como uma estratégia didática utilizada para motivar o aprendizado no curso de Pós-Graduação Lato Sensu.  Esta estratégia que tem se mostrado promissora como ferramenta didática e tem como objetivo o estímulo do aluno em sala de aula, para isto utiliza situações reais para ilustrar conceitos e teorias de forma mais concreta e envolvente, auxiliando o aluno a desenvolver pensamento crítico para resolução de problemas. Este artigo tem como objetivo principal explorar uma estratégia didática para incentivar da melhor forma possível, os alunos a aprenderem, promovendo um ambiente estimulante e que facilite o processo de aprendizagem. Os resultados deste estudo sugerem que o Estudo de Caso possa ser uma ferramenta eficaz para aumentar a motivação dos alunos de pós-graduação e a se sentirem mais preparados para aplicar o que aprenderam em suas práticas profissionais, através do uso de casos reais.

Biografía del autor/a

Renato Cardoso Aguiar, Centro Universitário Carioca (UniCarioca)

Mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação pela Universidade Unicarioca em 2023. MBA em Telecomunicações – UFF. Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário da Cidade (1987). Atualmente é professor de governança de TI e CiberSegurança - Colégio e Faculdade São Judas Tadeu e professor do curso de tecnologias digitais da Fundação Getúlio Vargas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia, marketing e governança.

Marcos Antonio Silva, Centro Universitário Carioca (UniCarioca)

Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ). Mestre em Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFR). Especialista em Designer Instrucional para EAD (FACEL/PR), Psicopedagogia Clínica e Institucional (UCAM). Coordenador dos cursos de pós-graduação na área de educação e aprendizagem na UniCarioca. Coordenador do Núcleo de Educação e Aprendizagem para os cursos de licenciatura em Pedagogia, História e Letras da UniCarioca.

Leonardo Monteiro Trotta, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Pós-doutorado em Educação/UERJ. Doutorado e Mestrado em Ciência da Literatura/Poética pela UFRJ. Graduação em Educação Artística com licenciatura em História da Arte pela UERJ.

Citas

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Publicado
2024-08-12