UTILIZANDO O ESTUDO DE CASO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA MOTIVAR O APRENDIZADO NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Abstract

O presente artigo apresenta o Estudo de Caso como uma estratégia didática utilizada para motivar o aprendizado no curso de Pós-Graduação Lato Sensu.  Esta estratégia que tem se mostrado promissora como ferramenta didática e tem como objetivo o estímulo do aluno em sala de aula, para isto utiliza situações reais para ilustrar conceitos e teorias de forma mais concreta e envolvente, auxiliando o aluno a desenvolver pensamento crítico para resolução de problemas. Este artigo tem como objetivo principal explorar uma estratégia didática para incentivar da melhor forma possível, os alunos a aprenderem, promovendo um ambiente estimulante e que facilite o processo de aprendizagem. Os resultados deste estudo sugerem que o Estudo de Caso possa ser uma ferramenta eficaz para aumentar a motivação dos alunos de pós-graduação e a se sentirem mais preparados para aplicar o que aprenderam em suas práticas profissionais, através do uso de casos reais.

Author Biographies

Renato Cardoso Aguiar, Centro Universitário Carioca (UniCarioca)

Mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação pela Universidade Unicarioca em 2023. MBA em Telecomunicações – UFF. Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário da Cidade (1987). Atualmente é professor de governança de TI e CiberSegurança - Colégio e Faculdade São Judas Tadeu e professor do curso de tecnologias digitais da Fundação Getúlio Vargas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia, marketing e governança.

Marcos Antonio Silva, Centro Universitário Carioca (UniCarioca)

Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ). Mestre em Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFR). Especialista em Designer Instrucional para EAD (FACEL/PR), Psicopedagogia Clínica e Institucional (UCAM). Coordenador dos cursos de pós-graduação na área de educação e aprendizagem na UniCarioca. Coordenador do Núcleo de Educação e Aprendizagem para os cursos de licenciatura em Pedagogia, História e Letras da UniCarioca.

Leonardo Monteiro Trotta, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Pós-doutorado em Educação/UERJ. Doutorado e Mestrado em Ciência da Literatura/Poética pela UFRJ. Graduação em Educação Artística com licenciatura em História da Arte pela UERJ.

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Published
2024-08-12