LEITURA NO VESTIBULAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDO DIGITAL PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Palavras-chave: Formação do leitor. Letramento Literário. Leitura para Vestibular. Base Nacional Comum Curricular.

Resumo

A abordagem de literatura no Ensino Médio compreende desafios para a prática pedagógica, seja pela falta de interesse dos jovens ou pelas estruturas dos currículos escolares que privilegiam situações históricas e biográficas das obras. Nesse sentido, surgem alternativas para uma abordagem mais contextualizada da literatura, que possa despertar a atenção dos estudantes para situações que se aproximam de sua realidade. Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de desenvolvimento e lançamento da série Leitura no Vestibular, realizada pelo Senac São Paulo, tendo em vista a abordagem das obras de literatura indicadas nos vestibulares. As reflexões compartilhadas nos materiais produzidos se estendem para além da necessidade de se confirmar os aspectos e limites exigidos pela prova, o que poderia conferir aos alunos a sensação de obrigação de ler e, assim, impedir os docentes, e toda a equipe escolar, de cultivar o prazer da leitura.

Biografia do Autor

Heitor Augusto Santos Botan, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Aluno do programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté (UNITAU), especialista em Teoria e Prática na Formação do Leitor pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e graduado em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté (UNITAU).

Magali de Moraes Menti, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Doutora e Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora e coordenadora dos cursos de graduação, especialização e Mestrado em Letras da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Referências

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Publicado
2024-08-12