LEITURA NO VESTIBULAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDO DIGITAL PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Resumen

A abordagem de literatura no Ensino Médio compreende desafios para a prática pedagógica, seja pela falta de interesse dos jovens ou pelas estruturas dos currículos escolares que privilegiam situações históricas e biográficas das obras. Nesse sentido, surgem alternativas para uma abordagem mais contextualizada da literatura, que possa despertar a atenção dos estudantes para situações que se aproximam de sua realidade. Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de desenvolvimento e lançamento da série Leitura no Vestibular, realizada pelo Senac São Paulo, tendo em vista a abordagem das obras de literatura indicadas nos vestibulares. As reflexões compartilhadas nos materiais produzidos se estendem para além da necessidade de se confirmar os aspectos e limites exigidos pela prova, o que poderia conferir aos alunos a sensação de obrigação de ler e, assim, impedir os docentes, e toda a equipe escolar, de cultivar o prazer da leitura.

Biografía del autor/a

Heitor Augusto Santos Botan, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Aluno do programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté (UNITAU), especialista em Teoria e Prática na Formação do Leitor pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e graduado em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté (UNITAU).

Magali de Moraes Menti, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Doutora e Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora e coordenadora dos cursos de graduação, especialização e Mestrado em Letras da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Citas

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Publicado
2024-08-12