LEITURA NO VESTIBULAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDO DIGITAL PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Abstract
A abordagem de literatura no Ensino Médio compreende desafios para a prática pedagógica, seja pela falta de interesse dos jovens ou pelas estruturas dos currículos escolares que privilegiam situações históricas e biográficas das obras. Nesse sentido, surgem alternativas para uma abordagem mais contextualizada da literatura, que possa despertar a atenção dos estudantes para situações que se aproximam de sua realidade. Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de desenvolvimento e lançamento da série Leitura no Vestibular, realizada pelo Senac São Paulo, tendo em vista a abordagem das obras de literatura indicadas nos vestibulares. As reflexões compartilhadas nos materiais produzidos se estendem para além da necessidade de se confirmar os aspectos e limites exigidos pela prova, o que poderia conferir aos alunos a sensação de obrigação de ler e, assim, impedir os docentes, e toda a equipe escolar, de cultivar o prazer da leitura.
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