O ESTUDO DE FILOSOFIA DURANTE A PANDEMIA: A TENTATIVA DE CONCILIAR PESQUISA E ENSINO NUMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE SALVADOR
Resumo
O presente artigo pretende relatar a experiência de um professor de filosofia da rede pública de ensino e pesquisador do programa de pós-graduação em educação contemporânea da UNEB, Universidade do Estado da Bahia, durante o período da pandemia de COVID-19. Como foi possível conciliar a pesquisa de campo do doutorado numa comunidade rural da Chapada Diamantina com o labor docente numa escola de ensino médio da cidade de Salvador, quais os desafios enfrentados, as aprendizagens angariadas e o legado que herdou. A partir de uma experiência etnográfica, tendo Paulo Freire e Simone Weil como principais referências, foi possível alinhar o “enraizamento” e a “tradução” weiliana com a educação popular e libertadora freiriana também no chão da sala de aula urbana, como possibilidades estratégicas de praticar a filosofia num contexto sui generis de pandemia, de ansiedade, de dificuldade pedagógica e de enfrentamento deste momento desafiador.
Referências
FORNET-BETANCOURT, Raúl. Transformación Intercultural de la Filosofía. Bilbao: Editorial Desclée de Brouwer, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 14ª ed. 1985.
QUEIROZ, Hamilton Barreto. Educação, Desenraizamento e Contemporaneidade em Simone Weil. 2017. 86 f. (Dissertação) Mestrado em Educação e Contemporaneidade, PPGeduc/UNEB. Salvador, 2017.
___________________ e SANTOS, Luciano Costa. O Desenraizamento e Seus Efeitos Na Educação Contemporânea. Artigo apresentado em comunicação oral durante a XIX Virtual Educa Bahia. Salvador, 2018.
WEIL, Simone. O Enraizamento. São Paulo: EDUSC, 2001.
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