O ESTUDO DE FILOSOFIA DURANTE A PANDEMIA: A TENTATIVA DE CONCILIAR PESQUISA E ENSINO NUMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE SALVADOR
Abstract
O presente artigo pretende relatar a experiência de um professor de filosofia da rede pública de ensino e pesquisador do programa de pós-graduação em educação contemporânea da UNEB, Universidade do Estado da Bahia, durante o período da pandemia de COVID-19. Como foi possível conciliar a pesquisa de campo do doutorado numa comunidade rural da Chapada Diamantina com o labor docente numa escola de ensino médio da cidade de Salvador, quais os desafios enfrentados, as aprendizagens angariadas e o legado que herdou. A partir de uma experiência etnográfica, tendo Paulo Freire e Simone Weil como principais referências, foi possível alinhar o “enraizamento” e a “tradução” weiliana com a educação popular e libertadora freiriana também no chão da sala de aula urbana, como possibilidades estratégicas de praticar a filosofia num contexto sui generis de pandemia, de ansiedade, de dificuldade pedagógica e de enfrentamento deste momento desafiador.
References
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