O ESTUDO DE FILOSOFIA DURANTE A PANDEMIA: A TENTATIVA DE CONCILIAR PESQUISA E ENSINO NUMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE SALVADOR

Resumen

O presente artigo pretende relatar a experiência de um professor de filosofia da rede pública de ensino e pesquisador do programa de pós-graduação em educação contemporânea da UNEB, Universidade do Estado da Bahia, durante o período da pandemia de COVID-19. Como foi possível conciliar a pesquisa de campo do doutorado numa comunidade rural da Chapada Diamantina com o labor docente numa escola de ensino médio da cidade de Salvador, quais os desafios enfrentados, as aprendizagens angariadas e o legado que herdou. A partir de uma experiência etnográfica, tendo Paulo Freire e Simone Weil como principais referências, foi possível alinhar o “enraizamento” e a “tradução” weiliana com a educação popular e libertadora freiriana também no chão da sala de aula urbana, como possibilidades estratégicas de praticar a filosofia num contexto sui generis de pandemia, de ansiedade, de dificuldade pedagógica e de enfrentamento deste momento desafiador.

Biografía del autor/a

Hamilton Barreto Queiroz, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutor em Educação e Contemporaneidade pela UNEB- Universidade do Estado da Bahia com Mestrado em Educação e Contemporaneidade pelo programa PPGEduc/UNEB.e, graduado em Filosofia pela UCSAL- Universidade Católica do Salvador. Atualmente é professor de filosofia da rede pública de ensino do Estado da Bahia e membro do grupo de pesquisa “Pensamento e Contemporaneidade”.

Luciano Costa Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Pós-Doutor em Filosofia Moral e Política pela Universidade Autónoma Metropolitana (UAM) do México. Com Doutorado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor do programa de pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc); coordenador do grupo de pesquisa “Pensamento e Contemporaneidade”.

Citas

DUSSEL, Enrique. Ética da libertação na Idade da Globalização e da Exclusão; Trad. Ephraim Ferreira Alves, Jaime A. Clasen, Lucia M. E. Orth. Petrópolis RJ: Vozes, 2007.

FORNET-BETANCOURT, Raúl. Transformación Intercultural de la Filosofía. Bilbao: Editorial Desclée de Brouwer, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 14ª ed. 1985.

QUEIROZ, Hamilton Barreto. Educação, Desenraizamento e Contemporaneidade em Simone Weil. 2017. 86 f. (Dissertação) Mestrado em Educação e Contemporaneidade, PPGeduc/UNEB. Salvador, 2017.
___________________ e SANTOS, Luciano Costa. O Desenraizamento e Seus Efeitos Na Educação Contemporânea. Artigo apresentado em comunicação oral durante a XIX Virtual Educa Bahia. Salvador, 2018.

WEIL, Simone. O Enraizamento. São Paulo: EDUSC, 2001.
Publicado
2024-12-02