EXPLORANDO O ENSINO HÍBRIDO: ABORDAGENS INOVADORAS PARA LEITURA, INTERPRETAÇÃO E CRIAÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL TIRINHAS COM O AUXÍLIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS

Palavras-chave: Ensino Híbrido. Aulas de Língua Portuguesa. Docentes. Tecnologias Digitais. Gênero Textual Tirinhas.

Resumo

Com a eclosão da pandemia da COVID-19, surgiu a necessidade de desenvolver novas abordagens pedagógicas para dar continuidade ao processo educativo. Nesse contexto, a incorporação de tecnologias digitais emergiu como uma tentativa de solução, embora tenha ficado evidente que muitos educadores e alunos não estavam plenamente capacitados para explorar eficazmente essas ferramentas em prol da aprendizagem. Isso se deveu tanto à carência de conhecimento quanto à falta de acesso adequado a dispositivos digitais. Com o intuito de estudar sobre essa lacuna, foi concebido o presente artigo, focando no ensino híbrido da disciplina de Língua Portuguesa. O objetivo primordial foi compreender como o uso do gênero textual "tirinhas", aliado a recursos tecnológicos, poderia estimular a participação dos estudantes na leitura, interpretação e criação de tiras. Além disso, foram oferecidas aos professores sugestões para abordagem desse tema, tendo em vista que as tirinhas, por serem textos curtos e multimodais, tendem a atrair a geração contemporânea, que valoriza a dinâmica nas atividades escolares.

Biografia do Autor

Giane Oliveira da Silva de Sá, Centro Universitário UniCarioca

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação(UniCarioca). Professora de Língua Portuguesa da Secretaria estadual de Educação do Rio de Janeiro(SEEDUC) e na Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro. Lattes:

Marcos Antonio Silva, Unicarioca

Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ). Mestre em Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFR). Especialista em Designer Instrucional para EAD (FACEL/PR), Psicopedagogia Clínica e Institucional (UCAM). Coordenador dos cursos de pós-graduação na área de educação e aprendizagem na UniCarioca. Coordenador do Núcleo de Educação e Aprendizagem para os cursos de licenciatura em Pedagogia, História e Letras da UniCarioca.

Victor Gonçalves Glória Freitas, UniCarioca

Doutor em Engenharia Nuclear ( COPPE/UFRJ). Mestre em Ciências Nucleares (IEN/CNEN). Graduado em Física (UFF/RJ). Professor/pesquisador adjunto dos cursos de engenharia, professor permanente do mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação (UniCarioca). Responsável pelo grupo de pesquisa no mestrado em Novas Tecnologias e Metodologias aplicadas na EaD.

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Publicado
2024-08-20
Seção
Artigos