EXPLORANDO O ENSINO HÍBRIDO: ABORDAGENS INOVADORAS PARA LEITURA, INTERPRETAÇÃO E CRIAÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL TIRINHAS COM O AUXÍLIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS

Resumen

Com a eclosão da pandemia da COVID-19, surgiu a necessidade de desenvolver novas abordagens pedagógicas para dar continuidade ao processo educativo. Nesse contexto, a incorporação de tecnologias digitais emergiu como uma tentativa de solução, embora tenha ficado evidente que muitos educadores e alunos não estavam plenamente capacitados para explorar eficazmente essas ferramentas em prol da aprendizagem. Isso se deveu tanto à carência de conhecimento quanto à falta de acesso adequado a dispositivos digitais. Com o intuito de estudar sobre essa lacuna, foi concebido o presente artigo, focando no ensino híbrido da disciplina de Língua Portuguesa. O objetivo primordial foi compreender como o uso do gênero textual "tirinhas", aliado a recursos tecnológicos, poderia estimular a participação dos estudantes na leitura, interpretação e criação de tiras. Além disso, foram oferecidas aos professores sugestões para abordagem desse tema, tendo em vista que as tirinhas, por serem textos curtos e multimodais, tendem a atrair a geração contemporânea, que valoriza a dinâmica nas atividades escolares.

Biografía del autor/a

Giane Oliveira da Silva de Sá, Centro Universitário UniCarioca

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação(UniCarioca). Professora de Língua Portuguesa da Secretaria estadual de Educação do Rio de Janeiro(SEEDUC) e na Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro. Lattes:

Marcos Antonio Silva, Unicarioca

Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ). Mestre em Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFR). Especialista em Designer Instrucional para EAD (FACEL/PR), Psicopedagogia Clínica e Institucional (UCAM). Coordenador dos cursos de pós-graduação na área de educação e aprendizagem na UniCarioca. Coordenador do Núcleo de Educação e Aprendizagem para os cursos de licenciatura em Pedagogia, História e Letras da UniCarioca.

Victor Gonçalves Glória Freitas, UniCarioca

Doutor em Engenharia Nuclear ( COPPE/UFRJ). Mestre em Ciências Nucleares (IEN/CNEN). Graduado em Física (UFF/RJ). Professor/pesquisador adjunto dos cursos de engenharia, professor permanente do mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação (UniCarioca). Responsável pelo grupo de pesquisa no mestrado em Novas Tecnologias e Metodologias aplicadas na EaD.

Citas

BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido, 2015.
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora, 2018.
BERGMANN, Jonathan e SAMS, Aaron. Sala de Aula Invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem; tradução Afonso Celso da Cunha Serra.- 1 ed.-Rio de Janeiro:LTC, 2021.
BUENO, N. L. (1999). O desafio da formação do educador para o ensino fundamental no contexto da educação tecnológica (Dissertação de mestrado não publicada). Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Curitiba.
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. 2 ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
CUNHA, Antonio Geraldo da. Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa -.4ª Edição. – Rio de Janeiro: Lexicon, 2010.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Impactos sociais, econômicos, culturais e políticos da pandemia. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2021. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/impactos-sociais-economicos-culturais-e-politicos-da-pandemia.
FUNDO INTERNACIONAL DE EMERGÊNCIAS AS NAÇÕES UNIDAS. UNICEF alerta: situação de crianças e adolescentes se agravou consideravelmente após nove meses de pandemia. Brasília: UNICEF, 2020. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/unicef-alerta-situacao-de-criancas-e-adolescentes-se-agravou-consideravelmente-apos-nove-meses-pandemia
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler – 46ª Ed. São Paulo : Cortez, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31 ed., São Paulo:Paz e Terra, 2005.
JUNQUEIRA, Eduardo S. Tutores em EaD: teorias e práticas. Fortaleza: Dummar, 2018.
MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Papirus Editora, 2000.
MORAN, José M. Desafios que as tecnologias digitais nos trazem. MORAN, José M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, São Paulo: Papirus, 2013.
PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Porto Alegre: Artmed, 2001.
RAMOS, Paulo. Tiras no Ensino – 1ª Ed. – São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
RUSHKOFF, Douglas. When Everything Happens Now (English Edition). 1ª Ed. – New York: Current, 2013.
SANTANA, Camila Lima Santana., e BORGES SALES, Katia Marise. (2020). Aula em casa: Educação, tecnologias digitais e pandemia Covid-19. Interfaces Científicas - Educação, 10(1), 75-92.
VERGUEIRO, Waldomiro e RAMOS, Paulo. Quadrinhos na Educação: da rejeição à prática. 1. Ed, 2ª reimpressão _ São Paulo: Contexto, 2022.
VIGOTSKI, L. S .Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
ZABALA, Antoni. prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
O que é CANVA. HostGator, 2022. Disponível em:https://www.hostgator.com.br/blog/o-que-e-canva/. Acesso em 12 jun. 2023.
Publicado
2024-08-20
Sección
Artigos