EXPLORANDO O ENSINO HÍBRIDO: ABORDAGENS INOVADORAS PARA LEITURA, INTERPRETAÇÃO E CRIAÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL TIRINHAS COM O AUXÍLIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Abstract
Com a eclosão da pandemia da COVID-19, surgiu a necessidade de desenvolver novas abordagens pedagógicas para dar continuidade ao processo educativo. Nesse contexto, a incorporação de tecnologias digitais emergiu como uma tentativa de solução, embora tenha ficado evidente que muitos educadores e alunos não estavam plenamente capacitados para explorar eficazmente essas ferramentas em prol da aprendizagem. Isso se deveu tanto à carência de conhecimento quanto à falta de acesso adequado a dispositivos digitais. Com o intuito de estudar sobre essa lacuna, foi concebido o presente artigo, focando no ensino híbrido da disciplina de Língua Portuguesa. O objetivo primordial foi compreender como o uso do gênero textual "tirinhas", aliado a recursos tecnológicos, poderia estimular a participação dos estudantes na leitura, interpretação e criação de tiras. Além disso, foram oferecidas aos professores sugestões para abordagem desse tema, tendo em vista que as tirinhas, por serem textos curtos e multimodais, tendem a atrair a geração contemporânea, que valoriza a dinâmica nas atividades escolares.
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