EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PERSPECTIVA CRÍTICO-SUPERADORA: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS

Palavras-chave: Educação Física. Crítico-Superadora. Produção Acadêmica.

Resumo

O presente estudo buscou analisar produções acadêmicas que tem subsidiado a Educação Física escolar a luz da Perspectiva Crítico-Superadora. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, no qual realizamos um levantamento dos acervos de periódicos de Educação Física. Foi possível identificar o crescimento de produções que têm se movimentado em torno da Perspectiva Crítico-Superadora, percebemos também nos estudos uma grande preocupação em superar as práticas voltadas para as questões biológicas, reconhecendo a cultura corporal como objeto de estudo da Educação Física. Diante disso, reconhecemos os avanços conquistados no contexto escolar por meio da Perspectiva Crítico-Superadora, porém, entendemos que a temática é um campo vasto para investigações e que necessita de mais produções que dialoguem com a realidade escolar.

Biografia do Autor

Viviane Patrícia Pereira de Oliveira, Prefeitura Municipal dos Barreiros, PMB, Brasil.

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física, Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO/PE. Mestre em Educação Física, Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco – ESEF/UPE. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Barreiros, Prefeitura Municipal Tamandaré- PE e da Autarquia Educacional da Mata Sul, na Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul em Palmares-PE.

Lívia Tenório Brasileiro, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutora em Educação na Faculdade de Educação/Unicamp. Professora Associada da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco – ESEF/UPE.

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Publicado
2024-08-20
Seção
Artigos