EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PERSPECTIVA CRÍTICO-SUPERADORA: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS
Abstract
O presente estudo buscou analisar produções acadêmicas que tem subsidiado a Educação Física escolar a luz da Perspectiva Crítico-Superadora. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, no qual realizamos um levantamento dos acervos de periódicos de Educação Física. Foi possível identificar o crescimento de produções que têm se movimentado em torno da Perspectiva Crítico-Superadora, percebemos também nos estudos uma grande preocupação em superar as práticas voltadas para as questões biológicas, reconhecendo a cultura corporal como objeto de estudo da Educação Física. Diante disso, reconhecemos os avanços conquistados no contexto escolar por meio da Perspectiva Crítico-Superadora, porém, entendemos que a temática é um campo vasto para investigações e que necessita de mais produções que dialoguem com a realidade escolar.
References
BRASILEIRO, Lívia Tenorio et al. A Cultura Corporal como área de conhecimento da Educação Física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 4, dez. 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41015. Acesso em: 23 out. 2020.
CASTELLANI FILHO, Lino. A Educação Física no sistema educacional brasileiro: percurso, paradoxos e perspectivas. 1999. 185 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1999.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2012.
DE PAULA SILVA, M. C. Educar para Superar: uma reflexão sobre a educação física escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 7, n. 2, p. 205–220, 2006. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/96. Acesso em: 23 jul. 2020.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GUIMARÃES, Gina. Dança nos ciclos de escolarização: aproximações teóricas. Pensar a Prática, v. 6, 2003. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/53. Acesso em: 23 out. 2020.
MACIEIRA, Jeimison Araújo; MATA, Áurea Augusta R.; HERMIDA, Jorge F. A cultura corporal como objeto de estudo nos referenciais curriculares do ensino fundamental da Paraíba. Motrivivência, Florianópolis, n. 36, jan. 2011. Disponível em:
MACHADO, Thiago da Silva; BRACHT, Valter. O impacto do movimento renovador da educação física nas identidades docentes: uma leitura a partir da “teoria do reconhecimento” de Axel Honneth. Movimento, Porto Alegre, ago. 2016. Disponível em:
NASCIMENTO, Carolina Picchetti; FELÍCIO, Breno Francesconi. Da pedagogia crítica à pedagogia crítica: o movimento de elaboração de uma proposta de ensino de Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, n. v. 31 n. 58, maio. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e55580. Acesso em: 18 jul. 2020.
OLIVEIRA, Viviane Patrícia Pereira. A realidade da dança nas aulas de Educação Física Escolar. 2011. XXX f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização). Universidade Gama Filho, Recife, 2011.
OLIVEIRA, Nara Rejane Cruz; LOURDES, Luiz Fernando Costa. Ginástica geral na escola: uma proposta metodológica. Pensar a Prática, Goiânia, v. 7, n. 2, 2004. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/97. Acesso em: 23 jul. 2020.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. A separação dos conteúdos das “lutas” dos “esportes” na educação física escolar: necessidade ou tradição?. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 3, 2011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/12202. Acesso em: 18 jul. 2020.
SILVA, Matheus Bernardo. Desenvolvimento do psiquismo e formação de conceitos científicos: Apontamentos para a Educação Física. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 20, n. 3, set./dez., 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/gF3Hb8QtHKYLn6cB5H4skdw/?lang=pt#. Acesso em: 11 jul. 2020.
SIMÕES, Anaís. Suassuna, et al. A educação física e o trabalho educativo inclusivo. Movimento. v. 24, n. 1, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/73009. Acesso em: 10 jul. 2020.
SOUZA, Bárbara Isabela Soares. A organização do trabalho pedagógico na educação infantil: especificidades e relações com a Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 58, dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e56519. Acesso em: 18 set. 2021.
SOUZA JÚNIOR, Marcílio. O saber e o fazer pedagógicos: a Educação Física como componente curricular...?... isso é História! Recife: EDUPE, 1999.
SOUZA JUNIOR, Marcílio et al. Coletivo de autores: a cultura corporal em questão. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Porto Alegre, v. 33, n. 2, jun. 2011. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010132892011000200008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 15 jul. 2020.
TAFFAREL, Celi Nelza Zulke; COSTA, Claudio dos Santos; VILAS-BÔAS JÚNIOR, Jaildo Calda dos Santos. O trato com o conhecimento da ginástica em classes multisseriadas: apontamentos da Pedagogia Histórico-Crítica e da metodologia do ensino da Educação Física Crítico-Superadora para o currículo das escolas públicas. Movimento, v. 26, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/87783. Acesso em: 16 jul. 2020.
TENÓRIO, Kadja Michele Ramos, et al. Propostas curriculares para Educação Física em Pernambuco: entendimentos acerca do esporte. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. v. 37, n. 3, p. XX-XX, 2015.
TENÓRIO, Kadja Michele Ramos, et al. Apropriações e Produções Curriculares de Professores de Educação Física. Movimento. v. 23, n. 4, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/69700. Acesso em: 18 jul. 2020.
VASCONCELOS, Carolina Moura; MARTINELI, Telma Adrian Pacifico; ALMEIDA, Eliane Maria. A formação do conceito na teoria de Vigotski: Contribuições para o ensino da ginástica na Educação Física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/53128. Acesso em: 16 jul. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).