PSICOTERAPIA BREVE INFANTIL COM ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL: EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM SERVIÇO ESCOLA DE PSICOLOGIA

Palavras-chave: Clínica Infantil. Psicologia Histórico-Cultural. Psicoterapia Infantil.

Resumo

Este trabalho relata uma experiência de estágio em psicoterapia breve infantil individual,
com Enfoque Histórico-Cultural, desenvolvida por 08 estagiárias e 01 psicóloga supervisora em
Serviço Escola de Psicologia, com atendimento de 16 crianças – aproximadamente 12 sessões e
supervisões semanais com responsáveis e/ou criança e com representantes de instituições de
vinculação da criança. A fase inicial objetivou o acolhimento e a avaliação do desenvolvimento; a fase
intermediária focou na intervenção com a criança por meio de mediação da linguagem e sessão de
orientação/psicoeducação parental; e a fase final dedicou-se ao encerramento. A experiência mostra
a pertinência da modalidade breve, no âmbito acadêmico, por se adequar à limitação de duração do
semestre letivo e evidencia o alcance do objetivo da intervenção, a promoção do desenvolvimento
das crianças, com ênfase na participação dos responsáveis. O relato produz, ainda, um modelo inicial
para a psicoterapia breve infantil com Enfoque Histórico-Cultural.

Biografia do Autor

Carmem Virgínia Moraes da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Pós-doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Doutorado do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto. Líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Psicologia da UESB (NUPEP). Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA - IMS/CAT). 

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Publicado
2023-05-16
Seção
Relatos de Experiência