PSICOTERAPIA BREVE INFANTIL COM ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL: EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM SERVIÇO ESCOLA DE PSICOLOGIA
Abstract
Este trabalho relata uma experiência de estágio em psicoterapia breve infantil individual,
com Enfoque Histórico-Cultural, desenvolvida por 08 estagiárias e 01 psicóloga supervisora em
Serviço Escola de Psicologia, com atendimento de 16 crianças – aproximadamente 12 sessões e
supervisões semanais com responsáveis e/ou criança e com representantes de instituições de
vinculação da criança. A fase inicial objetivou o acolhimento e a avaliação do desenvolvimento; a fase
intermediária focou na intervenção com a criança por meio de mediação da linguagem e sessão de
orientação/psicoeducação parental; e a fase final dedicou-se ao encerramento. A experiência mostra
a pertinência da modalidade breve, no âmbito acadêmico, por se adequar à limitação de duração do
semestre letivo e evidencia o alcance do objetivo da intervenção, a promoção do desenvolvimento
das crianças, com ênfase na participação dos responsáveis. O relato produz, ainda, um modelo inicial
para a psicoterapia breve infantil com Enfoque Histórico-Cultural.
References
CLARINDO, J. M. Clínica histórico-cultural: caracterizando um método de atuação em psicoterapia. 2020. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Orientações sobre Elaboração de Documentos Escritos Produzidos pela(o) Psicóloga(o) no Exercício Profissional, Resolução nº 06/19 Comentada, 2019. Disponível em: https://site.cfp.org.br/cfp-publica-versao-comentada-da-resolucao-sobre-a-elaboracao-de-documentos-escritos/. Acesso em: 02 ago. 2022.
GONZÁLEZ REY, F. L. O enfoque histórico-cultural e seu sentido para a psicologia clínica: uma reflexão. In: BOCK, A. M. B.; GONÇALVES, M. G. M.; FURTADO, O. (Orgs.). Psicologia Sócio-Histórica: uma perspectiva crítica em Psicologia. São Paulo, Cortez: 2007.
LIMA, P. M. de; CARVALHO, C. F. de C. de. A psicoterapia Socio-Histórica. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 33 (núm. esp.), 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/V3bMjf9VW6H8sDDRdfNwfDB/. Acesso em: 07 ago. 2022.
MAGALHÃES, G. M. Atividade-guia e neoformações psíquicas: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para o ensino desenvolvente na Educação Infantil. Crítica Educativa, v. 4, n. 2, jul./dez. 2018. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/354. Acesso em: 1 jul. 2022.
MARANGONI, S. de F. S. A mediação da palavra e do brincar na psicoterapia com crianças. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade São Marcos, São Paulo, 2007.
MARANGONI, S. & AIRES, J. M. Q. A psicologia socio-histórica na formação de psicoterapeutas. Psicologia para América Latina, n 6, México, 2006.
MUSSI, R. F. de R.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, Out./Dez. 2021.
OLIVEIRA, I. T. de. Critérios de indicação para psicoterapia breve de crianças e pais. Psicol. teor. prat., São Paulo, v. 4, n. 1, jun. 2002. Disponível em
OLIVEIRA, I. T. de. Psicoterapia Breve Infantil: revisão da literatura e delineamento de modelos de intervenção. Encontro: Revista de Psicologia, v. 11, n. 16, 2007.
OLIVEIRA. I. T. Psicoterapia Breve Infantil: Planejamento do processo. 3 ed. Belo Horizonte: Artesã, 2021.
QUINTINO-AIRES, J. M. A abordagem sócio-histórica na psicoterapia com adultos. Psicol. Am. Latina., fev. 2006.
SILVA, C. V. M. da. Sentidos teórico metodológicos da Psicologia Histórico Cultural na clínica infantil. 2022. Relatório (Pós-Doutorado em Psicologia) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2022.
VERESOV, N. Perezhivanie as a phenomenon and a concept: questions on clarification and methodological meditations. Cultural-Historical Psychology, v. 12, n. 3, 2016.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
VIGOTSKI, L. S. Obras Escogidas III: Problemas del desarollo de la psique. Visor, 1995.
VIGOTSKI, L. S. Diagnóstico do desenvolvimento e clínica pedológica da infância difícil [Esquema de investigação pedológica]. Tradução das partes 5 e 6 de Vigotski, L. S. Diagnóstico del desarollo y clínica paidológica de la infancia difícil. In Vigotski, L. S. Obras Escogidas. Tomo 5 - fundamentos de defectologia. Madrid: Visor y Ministerio de Educación y Ciencia, 1931/1997.
VIGOTSKI, L. S. A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, 1933/2008.
VIGOTSKI, L. S. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa, S. P., v. 37, n. 4, dez. 2011.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Expressão Popular, 1930/2014.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).