PSICOTERAPIA BREVE INFANTIL COM ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL: EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM SERVIÇO ESCOLA DE PSICOLOGIA
Résumé
Este trabalho relata uma experiência de estágio em psicoterapia breve infantil individual,
com Enfoque Histórico-Cultural, desenvolvida por 08 estagiárias e 01 psicóloga supervisora em
Serviço Escola de Psicologia, com atendimento de 16 crianças – aproximadamente 12 sessões e
supervisões semanais com responsáveis e/ou criança e com representantes de instituições de
vinculação da criança. A fase inicial objetivou o acolhimento e a avaliação do desenvolvimento; a fase
intermediária focou na intervenção com a criança por meio de mediação da linguagem e sessão de
orientação/psicoeducação parental; e a fase final dedicou-se ao encerramento. A experiência mostra
a pertinência da modalidade breve, no âmbito acadêmico, por se adequar à limitação de duração do
semestre letivo e evidencia o alcance do objetivo da intervenção, a promoção do desenvolvimento
das crianças, com ênfase na participação dos responsáveis. O relato produz, ainda, um modelo inicial
para a psicoterapia breve infantil com Enfoque Histórico-Cultural.
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