A PESQUISA SOBRE/COM CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: SENTIDOS INFANTIS SOBRE O BRINCAR NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Brincar. Criança. Currículo. Educação Infantil. Pandemia.

Resumo

A presente pesquisa objetivou compreender como as significações de um grupo de 6 crianças de 4 e 5 anos, por meio dos seus dizeres sobre o brincar, mobilizavam o currículo da Educação Infantil, pela relação constitutiva entre as brincadeiras e o currículo, especialmente durante a conjuntura inédita de educação remota decorrente da pandemia causada pelo Coronavírus. O lócus da pesquisa foi o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. O método da pesquisa se constituiu como qualitativo, em interface com a metodologia exploratória-descritiva. Perante as análises tecidas, foi possível revelar a predominância do viés escolarizante que apontou para uma estruturação do currículo da Educação Infantil distanciado dos eixos curriculares interações e brincadeiras, ao tempo que se (re)inventou de forma predominantemente transmissiva e descontextualizada de uma educação para as infâncias, construídas dialeticamente com elas no cenário pandêmico.

Biografia do Autor

Hortência Pessoa Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Integrante do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Psicologia (NUPEP/UESB). Psicóloga Clínica e Escolar.

Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UESB). É Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). É líder do Núcleo de Estudos Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/CNPq). 

Carmem Virgínia Moraes da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Pós-Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Doutorado do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto. Líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Psicologia da UESB - NUPEP. Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA - IMS/CAT). 

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Publicado
2023-05-16