A PESQUISA SOBRE/COM CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: SENTIDOS INFANTIS SOBRE O BRINCAR NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Resumen

A presente pesquisa objetivou compreender como as significações de um grupo de 6 crianças de 4 e 5 anos, por meio dos seus dizeres sobre o brincar, mobilizavam o currículo da Educação Infantil, pela relação constitutiva entre as brincadeiras e o currículo, especialmente durante a conjuntura inédita de educação remota decorrente da pandemia causada pelo Coronavírus. O lócus da pesquisa foi o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. O método da pesquisa se constituiu como qualitativo, em interface com a metodologia exploratória-descritiva. Perante as análises tecidas, foi possível revelar a predominância do viés escolarizante que apontou para uma estruturação do currículo da Educação Infantil distanciado dos eixos curriculares interações e brincadeiras, ao tempo que se (re)inventou de forma predominantemente transmissiva e descontextualizada de uma educação para as infâncias, construídas dialeticamente com elas no cenário pandêmico.

Biografía del autor/a

Hortência Pessoa Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Integrante do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Psicologia (NUPEP/UESB). Psicóloga Clínica e Escolar.

Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UESB). É Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). É líder do Núcleo de Estudos Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/CNPq). 

Carmem Virgínia Moraes da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Pós-Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Doutorado do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto. Líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Psicologia da UESB - NUPEP. Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA - IMS/CAT). 

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Publicado
2023-05-16