A PESQUISA SOBRE/COM CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: SENTIDOS INFANTIS SOBRE O BRINCAR NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
A presente pesquisa objetivou compreender como as significações de um grupo de 6 crianças de 4 e 5 anos, por meio dos seus dizeres sobre o brincar, mobilizavam o currículo da Educação Infantil, pela relação constitutiva entre as brincadeiras e o currículo, especialmente durante a conjuntura inédita de educação remota decorrente da pandemia causada pelo Coronavírus. O lócus da pesquisa foi o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. O método da pesquisa se constituiu como qualitativo, em interface com a metodologia exploratória-descritiva. Perante as análises tecidas, foi possível revelar a predominância do viés escolarizante que apontou para uma estruturação do currículo da Educação Infantil distanciado dos eixos curriculares interações e brincadeiras, ao tempo que se (re)inventou de forma predominantemente transmissiva e descontextualizada de uma educação para as infâncias, construídas dialeticamente com elas no cenário pandêmico.
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