NADA PARA ELAS OU SOBRE ELAS, MAS COM ELAS! PESQUISAS COM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DO ESTADO DO PARÁ ENTRE OS ANOS DE 2017 A 2022

Palavras-chave: Pesquisa com Crianças. Crianças. Educação Infantil.

Resumo

A Pesquisa com crianças necessita compreender a criança como sujeito-histórico, de direitos, potente e protagonista. Mais que dar voz às crianças, é fundamental a escuta e a legitimação sobre o que elas estão dizendo. Este artigo traz para o debate, discussões em torno da realização de Pesquisas com Crianças da Educação Infantil nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu do Estado Pará. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura de base bibliográfica, apresentando um mapeamento realizado no site da Capes teses e dissertações a respeito das estratégias de construção de dados presentes nas pesquisas com crianças realizadas no período de 2017 a 2022. Conclui se a necessidade em se discutir acerca das especificidades das pesquisas com crianças, pois não é tarefa fácil, requer um tempo precioso, escuta sensível, perceção das linguagens das crianças e, sobretudo, respeito à elas, garantindo sua expressividade e reconhecimento no processo da pesquisa.

Biografia do Autor

Ana Shirley Ramos Santos, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Especialista em Gestão Escolar. Docente da Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação de Belém- SEMEC e Gestora Escolar na Secretaria Estadual de Educação do Pará. Mestranda do curso Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) da Universidade Federal do Pará (UFPA). É Membro Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação, o INFANCE, vinculado ao Instituto de Educação (UFPA). 

Daniele Dorotéia Rocha da Silva de Lima, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo PPGECM/IEMCI/UFPA. Professora no Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará. É membro do grupo de pesquisa de formação de professores (TRANS)FORMAR, vinculado ao IEMCI/UFPA. Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - PPEB. Compõe o núcleo gestor do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação. É membro do Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita Flor do Grão-Pará. 

 

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Publicado
2023-05-16