NADA PARA ELAS OU SOBRE ELAS, MAS COM ELAS! PESQUISAS COM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DO ESTADO DO PARÁ ENTRE OS ANOS DE 2017 A 2022
Résumé
A Pesquisa com crianças necessita compreender a criança como sujeito-histórico, de direitos, potente e protagonista. Mais que dar voz às crianças, é fundamental a escuta e a legitimação sobre o que elas estão dizendo. Este artigo traz para o debate, discussões em torno da realização de Pesquisas com Crianças da Educação Infantil nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu do Estado Pará. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura de base bibliográfica, apresentando um mapeamento realizado no site da Capes teses e dissertações a respeito das estratégias de construção de dados presentes nas pesquisas com crianças realizadas no período de 2017 a 2022. Conclui se a necessidade em se discutir acerca das especificidades das pesquisas com crianças, pois não é tarefa fácil, requer um tempo precioso, escuta sensível, perceção das linguagens das crianças e, sobretudo, respeito à elas, garantindo sua expressividade e reconhecimento no processo da pesquisa.
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