MARCAS VISUAIS DAS DORES DA ALMA: UMA ANÁLISE ESTÉTICA E SOCIOPEDAGÓGICA DO FILME PROVA ESCRITA, DE LUIZ GUSTAVO FERRAZ

Palavras-chave: Estética. Evasão escolar. Prática pedagógica. Prova escrita. Luiz Gustavo Ferraz.

Resumo

Este artigo objetiva analisar o filme Prova escrita (2019), de Luiz Gustavo Ferraz. O documentário tem como abordagem o trabalho de uma Coordenadora Pedagógica de uma escola no sertão nordestino brasileiro. A análise do filme toma como foco tanto os aspectos estéticos quanto os sentidos dos valores sociais inscritos no filme e, para dar conta dessa análise, busca-se o suporte das teorias da educação, assim como de teorias sociológicas. O propósito é relacionar a construção do filme com as abordagens teóricas, vinculando-as aos problemas sociais brasileiros.

Biografia do Autor

Dijaci David de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professor da Faculdade de Ciências Sociais, UFG. Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Faz o Pós-doutorado no ISCTE-IUL, Portugal. Professor de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Goiás. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Criminalidade e Violência (Necrivi), Professor do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS/UFG).

Rita Márcia Magalhães Furtado, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007), com estágio pós-doutoral em Sociologia da Arte (Mediação Cultural), na Universidade Paris 3 Sorbonne Nouvelle (2014) e em Educação na Universidade de Lisboa (2022). Professora Associada III, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, atua nas licenciaturas e no Programa de Pós-Graduação em Educação, sendo vinculada à linha de pesquisa Cultura e Processos Educacionais. Coordenadora do grupo de pesquisa NEVIDA/FE/UFG (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Violência, Infância, Diversidade e Arte)

Referências

Estética. Evasão escolar. Prática pedagógica. Prova escrita. Luiz Gustavo Ferraz.
Publicado
2023-03-15