MARCAS VISUAIS DAS DORES DA ALMA: UMA ANÁLISE ESTÉTICA E SOCIOPEDAGÓGICA DO FILME PROVA ESCRITA, DE LUIZ GUSTAVO FERRAZ

Resumen

Este artigo objetiva analisar o filme Prova escrita (2019), de Luiz Gustavo Ferraz. O documentário tem como abordagem o trabalho de uma Coordenadora Pedagógica de uma escola no sertão nordestino brasileiro. A análise do filme toma como foco tanto os aspectos estéticos quanto os sentidos dos valores sociais inscritos no filme e, para dar conta dessa análise, busca-se o suporte das teorias da educação, assim como de teorias sociológicas. O propósito é relacionar a construção do filme com as abordagens teóricas, vinculando-as aos problemas sociais brasileiros.

Biografía del autor/a

Dijaci David de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doctor en Sociología por la Universidad de Brasilia (UnB). Está realizando su trabajo posdoctoral en ISCTE-IUL, Portugal. Profesor de Sociología en la Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad Federal de Goiás. Coordinador del Centro de Estudios e Investigaciones sobre el Crimen y la Violencia (Necrivi), Profesor del Programa de Posgrado en Sociología (PPGS/UFG).

Rita Márcia Magalhães Furtado, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007), com estágio pós-doutoral em Sociologia da Arte (Mediação Cultural), na Universidade Paris 3 Sorbonne Nouvelle (2014) e em Educação na Universidade de Lisboa (2022). Professora Associada III, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, atua nas licenciaturas e no Programa de Pós-Graduação em Educação, sendo vinculada à linha de pesquisa Cultura e Processos Educacionais. Coordenadora do grupo de pesquisa NEVIDA/FE/UFG (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Violência, Infância, Diversidade e Arte)

Citas

Estética. Evasão escolar. Prática pedagógica. Prova escrita. Luiz Gustavo Ferraz.
Publicado
2023-03-15