O EMPREGO DAS VARIANTES NÓS E A GENTE NA ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavras-chave: Sociolinguística Educacional. Produção escrita. Nós e a gente.

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de pesquisa desenvolvida durante um curso de especialização, motivada a partir da percepção de fenômenos de variação linguística e da mudança de estilo mais ou menos monitorado na fala dos alunos, dependendo do contexto comunicativo, durante as aulas de Língua Portuguesa. Assim, traçou-se como objetivo geral analisar a produção escrita de estudantes nos gêneros carta pessoal e conto a partir do construto teórico da Sociolinguística (MATTOS E SILVA, 2004; LABOV, 2008) e notadamente da Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004). Os resultados confirmam que os fenômenos da variação linguística estão muito presentes na realidade dos alunos, tendo em vista o uso corriqueiro das variantes nós e a gente nas produções textuais analisadas (34 ocorrências, sendo 21 de nós e 13 de a gente), mesmo em gêneros diferentes, ratificando a importância do (re)conhecimento da diversidade linguística brasileira e da relevância de seu estudo e abordagem na Educação Básica.

Biografia do Autor

Patrícia Marcelo Castor Rodrigues, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestre em Letras (pela UFMS), Especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas (pela UFMS), Graduada em Letras (pela UEPA). É professora na Rede Estadual de Ensino (MS). 

Daniela de Souza Silva Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC). 

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Publicado
2024-12-09