O EMPREGO DAS VARIANTES NÓS E A GENTE NA ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Resumen
Este trabalho apresenta resultados de pesquisa desenvolvida durante um curso de especialização, motivada a partir da percepção de fenômenos de variação linguística e da mudança de estilo mais ou menos monitorado na fala dos alunos, dependendo do contexto comunicativo, durante as aulas de Língua Portuguesa. Assim, traçou-se como objetivo geral analisar a produção escrita de estudantes nos gêneros carta pessoal e conto a partir do construto teórico da Sociolinguística (MATTOS E SILVA, 2004; LABOV, 2008) e notadamente da Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004). Os resultados confirmam que os fenômenos da variação linguística estão muito presentes na realidade dos alunos, tendo em vista o uso corriqueiro das variantes nós e a gente nas produções textuais analisadas (34 ocorrências, sendo 21 de nós e 13 de a gente), mesmo em gêneros diferentes, ratificando a importância do (re)conhecimento da diversidade linguística brasileira e da relevância de seu estudo e abordagem na Educação Básica.
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