HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO PARFOR-UVA
Resumo
Tomando por base resultados ainda preocupantes de avaliações de larga escala, como o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), e atentos às tendências da Educação Matemática, este trabalho procura fomentar o uso de Histórias em Quadrinhos (HQ) como um recurso pedagógico para ensinar Matemática objetivando melhorar a aprendizagem pelos alunos. Neste contexto, a partir de um levantamento bibliográfico, buscou-se proporcionar uma oficina para os professores cursistas do PARFOR de uso de HQ para ensinar Matemática. Os professores cursistas consideraram o uso de HQ como um bom recurso para ensinar Matemática na escola básica, caracterizando-o como dinâmico, atraente, efetivo, de forma que intencionam incorporar tal prática no seu repertório na sua prática docente. A oficina foi considerada exitosa tanto para os professores cursistas do PARFOR quanto para os ministrantes.
Referências
BARBOSA, Alexandre; RAMOS, Paulo; VILELA, Túlio; RAMA. Angela; VERGUEIRO, Waldomiro. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2014.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Um ensaio sobre concepções a sustentarem sua prática pedagógica e produção de conhecimento. In: FLORES, R. F.; CASSIANI, S. (Org.). Tendências Contemporâneas nas Pesquisas em Educação Matemática e Científica: sobre linguagens e práticas culturais. Campinas: Mercado das Letras, 2013, p. 17- 40.
CAVALCANTE, Luis Adolfo de Oliveira; CEDRO, Wellington Lima. Histórias em Quadrinhos e a Formação do Professor de Matemática: uma relação possível. In: PEREIRA, A. C. C.; CEDRO, W. L. (Orgs). Educação Matemática: diferentes contextos, diferentes abordagens. Fortaleza: UECE, 2015, p. 85-107.
Comic Strip It!. Versão: 1.6.19. Roundwood Studios, 2011. disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roundwoodstudios.comicstripit. Acesso em: 23 de novembro de 2021.
CORDEIRO, Nilton José Neves. O curso de Matemática/PARFOR da Universidade Estadual Vale do Acaraú: algumas características do surgimento à consolidação. In: FIGUEIREDO. Marlene Feliciano; GOMES, Raimundo Francisco (Orgs.). PARFOR na UVA: relato de experiências de professores, Sobral: Edições UVA, p. 33-43, 2018.
CORDEIRO, Nilton José Neves. Histórias em Quadrinhos Digitais: uma ferramenta para o ensino de Estatística para nativos digitais. In: ANDRADE, Wendel Melo; COSTA, Gilmar Pereira; COLARES, Getuliana Sousa (Orgs.). Escrevivências em Educação: teorias, práticas e políticas em debate. Curitiba: CRV, p. 155-173, 2021.
CORDEIRO, Nilton José Neves; CARDOZO, Daucília Araújo; SILVA, Márcio Nascimento da. Histórias em Quadrinhos: Algumas conexões com a matemática. Revista Educação Matemática em Foco. Campina Grande, v. 7, n. 3, p. 111-136, 2018.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
KUSIAK, Sandra Mara. Uma análise da Prova Brasil com enfoque nos processos de leitura e escrita. Anais do IX ANPED Sul. Caxias do Sul, RS, 2012.
LEMOS, Daniele Franchini de; SOLIGO, Valdecir. Da gênese à consolidação dos testes padronizados no Brasil: o sistema de avaliação da educação básica. Revista Meta: Avaliação, [S.l.], v. 13, n. 41, p. 747-772, dec. 2021.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 2013.
MENDO, Anselmo Gimenez. Histórias em Quadrinhos: Impresso vs. WEB. São Paulo: Editora UNESP, 2008.
PEREIRA, Ana Carolina Costa. Algumas notas sobre as potencialidades de Quadrinhos nas Aula de Matemática. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Natal, RN: EDURFN, ano 5, n.6, p.20-24. jul./nov. 2010.
PEREIRA, Ana Carolina Costa. A utilização de quadrinhos no ensino da matemática. In: PEREIRA, A. C. C. (Org.). Educação Matemática no Ceará: os caminhos trilhados e as perspectivas. Fortaleza: EdUECE, p. 31-43, 2015.
PEREIRA, Ana Carolina Costa. As diversas facetas dos quadrinhos no ensino de matemática. Histórias em quadrinhos: interdisciplinaridade e educação. In: PEREIRA, Ana Carolina Costa; ALCÂNTARA, Cláudia Sales de. Histórias em quadrinhos: Interdisciplinaridade e Educação, São Paulo, SP: Reflexão, 1ª ed, p.103-133, 2016.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; ALCÂNTARA, Cláudia Sales de. Histórias em quadrinhos: Interdisciplinaridade e Educação, São Paulo, SP: Ed. Reflexão, 1ª ed., 2016.
RAMOS, Paulo. Tiras no ensino, São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
SILVA, Isabelle Fiorelli. O sistema nacional de avaliação: características, dispositivos legais e resultados. Estudos em avaliação educacional, v. 21, n. 47, pp. 427-448, 2010.
VERGUEIRO, Waldomiro. Uso das HQs no ensino. In: VERGUEIRO. W., BARBOSA. A., RAMA. A., RAMOS. P., VILELA. T. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula, São Paulo: Contexto, 2014, p. 7-29.
VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo. Quadrinhos na educação: da rejeição à prática, São Paulo: Contexto, 2015.
WIGGINS, Grant; McTIGHE, Jay. Planejamento para a compreensão: alinhando currículo, avaliação e ensino por meio do planejamento reverso, Porto Alegre: Penso, 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).