HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO PARFOR-UVA
Abstract
Tomando por base resultados ainda preocupantes de avaliações de larga escala, como o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), e atentos às tendências da Educação Matemática, este trabalho procura fomentar o uso de Histórias em Quadrinhos (HQ) como um recurso pedagógico para ensinar Matemática objetivando melhorar a aprendizagem pelos alunos. Neste contexto, a partir de um levantamento bibliográfico, buscou-se proporcionar uma oficina para os professores cursistas do PARFOR de uso de HQ para ensinar Matemática. Os professores cursistas consideraram o uso de HQ como um bom recurso para ensinar Matemática na escola básica, caracterizando-o como dinâmico, atraente, efetivo, de forma que intencionam incorporar tal prática no seu repertório na sua prática docente. A oficina foi considerada exitosa tanto para os professores cursistas do PARFOR quanto para os ministrantes.
References
BARBOSA, Alexandre; RAMOS, Paulo; VILELA, Túlio; RAMA. Angela; VERGUEIRO, Waldomiro. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2014.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Um ensaio sobre concepções a sustentarem sua prática pedagógica e produção de conhecimento. In: FLORES, R. F.; CASSIANI, S. (Org.). Tendências Contemporâneas nas Pesquisas em Educação Matemática e Científica: sobre linguagens e práticas culturais. Campinas: Mercado das Letras, 2013, p. 17- 40.
CAVALCANTE, Luis Adolfo de Oliveira; CEDRO, Wellington Lima. Histórias em Quadrinhos e a Formação do Professor de Matemática: uma relação possível. In: PEREIRA, A. C. C.; CEDRO, W. L. (Orgs). Educação Matemática: diferentes contextos, diferentes abordagens. Fortaleza: UECE, 2015, p. 85-107.
Comic Strip It!. Versão: 1.6.19. Roundwood Studios, 2011. disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roundwoodstudios.comicstripit. Acesso em: 23 de novembro de 2021.
CORDEIRO, Nilton José Neves. O curso de Matemática/PARFOR da Universidade Estadual Vale do Acaraú: algumas características do surgimento à consolidação. In: FIGUEIREDO. Marlene Feliciano; GOMES, Raimundo Francisco (Orgs.). PARFOR na UVA: relato de experiências de professores, Sobral: Edições UVA, p. 33-43, 2018.
CORDEIRO, Nilton José Neves. Histórias em Quadrinhos Digitais: uma ferramenta para o ensino de Estatística para nativos digitais. In: ANDRADE, Wendel Melo; COSTA, Gilmar Pereira; COLARES, Getuliana Sousa (Orgs.). Escrevivências em Educação: teorias, práticas e políticas em debate. Curitiba: CRV, p. 155-173, 2021.
CORDEIRO, Nilton José Neves; CARDOZO, Daucília Araújo; SILVA, Márcio Nascimento da. Histórias em Quadrinhos: Algumas conexões com a matemática. Revista Educação Matemática em Foco. Campina Grande, v. 7, n. 3, p. 111-136, 2018.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
KUSIAK, Sandra Mara. Uma análise da Prova Brasil com enfoque nos processos de leitura e escrita. Anais do IX ANPED Sul. Caxias do Sul, RS, 2012.
LEMOS, Daniele Franchini de; SOLIGO, Valdecir. Da gênese à consolidação dos testes padronizados no Brasil: o sistema de avaliação da educação básica. Revista Meta: Avaliação, [S.l.], v. 13, n. 41, p. 747-772, dec. 2021.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 2013.
MENDO, Anselmo Gimenez. Histórias em Quadrinhos: Impresso vs. WEB. São Paulo: Editora UNESP, 2008.
PEREIRA, Ana Carolina Costa. Algumas notas sobre as potencialidades de Quadrinhos nas Aula de Matemática. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Natal, RN: EDURFN, ano 5, n.6, p.20-24. jul./nov. 2010.
PEREIRA, Ana Carolina Costa. A utilização de quadrinhos no ensino da matemática. In: PEREIRA, A. C. C. (Org.). Educação Matemática no Ceará: os caminhos trilhados e as perspectivas. Fortaleza: EdUECE, p. 31-43, 2015.
PEREIRA, Ana Carolina Costa. As diversas facetas dos quadrinhos no ensino de matemática. Histórias em quadrinhos: interdisciplinaridade e educação. In: PEREIRA, Ana Carolina Costa; ALCÂNTARA, Cláudia Sales de. Histórias em quadrinhos: Interdisciplinaridade e Educação, São Paulo, SP: Reflexão, 1ª ed, p.103-133, 2016.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; ALCÂNTARA, Cláudia Sales de. Histórias em quadrinhos: Interdisciplinaridade e Educação, São Paulo, SP: Ed. Reflexão, 1ª ed., 2016.
RAMOS, Paulo. Tiras no ensino, São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
SILVA, Isabelle Fiorelli. O sistema nacional de avaliação: características, dispositivos legais e resultados. Estudos em avaliação educacional, v. 21, n. 47, pp. 427-448, 2010.
VERGUEIRO, Waldomiro. Uso das HQs no ensino. In: VERGUEIRO. W., BARBOSA. A., RAMA. A., RAMOS. P., VILELA. T. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula, São Paulo: Contexto, 2014, p. 7-29.
VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo. Quadrinhos na educação: da rejeição à prática, São Paulo: Contexto, 2015.
WIGGINS, Grant; McTIGHE, Jay. Planejamento para a compreensão: alinhando currículo, avaliação e ensino por meio do planejamento reverso, Porto Alegre: Penso, 2019.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).