A DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E SEUS DESAFIOS COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E CULTURAL

  • Ana Lúcia Brito dos Santos ITOP
  • Sérgio Kleber Monteiro de Aragão Junior Instituto Tocantinense de Ensino Superior e Pesquisa (ITOP)

Resumo

O presente artigo tem como objetivo central, debater de maneira conceitual sobre os desafios da docência diante das novas tecnologias empreendidas ao ensino superior. De modo que foi possível concluir que o docente do ensino superior precisa ter uma formação profissional calcada no novo contexto educacional, que toma as tecnologias da informação e comunicação como um recurso altamente viável para a aplicação de conteúdos, o que passou a fomentar uma importante universalização do ensino, por um lado, e pelo outro, uma profunda mercantilização que se torna negativa para a aquisição de conhecimento. Paira então sobre o docente, adequar-se a este cenário e encontrar maneiras de lidar com ele de maneira equilibrada e eficiente, fazendo da transmissão de saberes a matriz de sua atuação. A justificativa para a escolha do tema paira sobre sua contemporaneidade, visando também contribuir para o fomento de novas pesquisas e ampliação do conhecimento acadêmico-científico. A metodologia aplicada foi de pesquisa qualitativa, com abordagem bibliográfica.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Brito dos Santos, ITOP
Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2005) , especialização em GESTÀO EM SAÚDE E ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR pela FACULDADE ALBERT (2007) e especialização em MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL pela FACULDADE ALBERT (2007) . Atualmente é DIRETORA ACADEMICA do INSTITUTO TOCANTINENSE DE PÓS GRADUAÇÃO.
Publicado
2018-09-03
Seção
Artigos