A DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E SEUS DESAFIOS COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E CULTURAL
Abstract
O presente artigo tem como objetivo central, debater de maneira conceitual sobre os desafios da docência diante das novas tecnologias empreendidas ao ensino superior. De modo que foi possível concluir que o docente do ensino superior precisa ter uma formação profissional calcada no novo contexto educacional, que toma as tecnologias da informação e comunicação como um recurso altamente viável para a aplicação de conteúdos, o que passou a fomentar uma importante universalização do ensino, por um lado, e pelo outro, uma profunda mercantilização que se torna negativa para a aquisição de conhecimento. Paira então sobre o docente, adequar-se a este cenário e encontrar maneiras de lidar com ele de maneira equilibrada e eficiente, fazendo da transmissão de saberes a matriz de sua atuação. A justificativa para a escolha do tema paira sobre sua contemporaneidade, visando também contribuir para o fomento de novas pesquisas e ampliação do conhecimento acadêmico-científico. A metodologia aplicada foi de pesquisa qualitativa, com abordagem bibliográfica.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).