A DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E SEUS DESAFIOS COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E CULTURAL
Résumé
O presente artigo tem como objetivo central, debater de maneira conceitual sobre os desafios da docência diante das novas tecnologias empreendidas ao ensino superior. De modo que foi possível concluir que o docente do ensino superior precisa ter uma formação profissional calcada no novo contexto educacional, que toma as tecnologias da informação e comunicação como um recurso altamente viável para a aplicação de conteúdos, o que passou a fomentar uma importante universalização do ensino, por um lado, e pelo outro, uma profunda mercantilização que se torna negativa para a aquisição de conhecimento. Paira então sobre o docente, adequar-se a este cenário e encontrar maneiras de lidar com ele de maneira equilibrada e eficiente, fazendo da transmissão de saberes a matriz de sua atuação. A justificativa para a escolha do tema paira sobre sua contemporaneidade, visando também contribuir para o fomento de novas pesquisas e ampliação do conhecimento acadêmico-científico. A metodologia aplicada foi de pesquisa qualitativa, com abordagem bibliográfica.
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