DE AUXILIAR DE SALA À PROFESSORA INICIANTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Neste trabalho objetivamos analisar a constituição docente das professoras em início de carreira na Educação Infantil desde a perspectiva de suas experiências anteriores como auxiliares de sala. A pesquisa qualitativa utilizou a entrevista como instrumento de coleta de dados junto a cinco professoras de Educação Infantil em início de carreira. Os dados foram trabalhados pela análise de conteúdo, destacando a experiência de auxiliar de sala para a constituição docente e a comparação entre a experiência de auxiliar e a formação acadêmica para a constituição docente. A constituição docente das professoras está fortemente ligada aos saberes da experiência e a partir desta experiência elas desenvolveram saberes pedagógicos. A experiência como auxiliar que tiveram durante suas formações iniciais e antes de se tornarem professoras foi significativa para um novo olhar à formação teórica, para a constituição de suas identidades docentes, para seus fortalecimentos no ingresso profissional e para suas práticas pedagógicas.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. 1995.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010.
DELGADO, Ana Cristina Coll; BARBOSA; Maria Carmem; RICHTER; Sandra. Singularidades da docência na creche: interlocução com pesquisas no Brasil. Humanidades & Inovação, v. 6, p. 271-286, 2019.
DELGADO, Ana Cristina Coll; NÖRNBERG, Marta. Do abrir-se aos pontos de vista e forças do desejo dos bebês e crianças bem pequenas. Linhas Críticas, v. 19, p. 147-167, 2013.
MARCELO GARCÍA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Tradução: Isabel Monteiro. Porto: Porto Editora, 1999.
PERONDI, Marisete Maihack; FELDKERCHER, Nadiane. Desafios da iniciação profissional de professoras na educação infantil. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 26, n. 1. p. 1-15, mar. 2021.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes Pedagógicos e atividade docente. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 15-34.
SZYMANSKI, Heloisa. Entrevista reflexiva: um olhar psicológico sobre a entrevista em pesquisa. In: SZYMANSKI, Heloisa (org.). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Liber Livro Editora, 2004. p. 9-64.
TARDIF, Maurice. Os saberes dos professores [verbete]. In: OLIVEIRA, Dalila de Andrade; DUARTE, Adriana Cancella; VIEIRA, Lívia Fraga. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010.
XXX, a ser adicionado após a avaliação
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).