DE AUXILIAR DE SALA À PROFESSORA INICIANTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
Neste trabalho objetivamos analisar a constituição docente das professoras em início de carreira na Educação Infantil desde a perspectiva de suas experiências anteriores como auxiliares de sala. A pesquisa qualitativa utilizou a entrevista como instrumento de coleta de dados junto a cinco professoras de Educação Infantil em início de carreira. Os dados foram trabalhados pela análise de conteúdo, destacando a experiência de auxiliar de sala para a constituição docente e a comparação entre a experiência de auxiliar e a formação acadêmica para a constituição docente. A constituição docente das professoras está fortemente ligada aos saberes da experiência e a partir desta experiência elas desenvolveram saberes pedagógicos. A experiência como auxiliar que tiveram durante suas formações iniciais e antes de se tornarem professoras foi significativa para um novo olhar à formação teórica, para a constituição de suas identidades docentes, para seus fortalecimentos no ingresso profissional e para suas práticas pedagógicas.
References
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. 1995.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010.
DELGADO, Ana Cristina Coll; BARBOSA; Maria Carmem; RICHTER; Sandra. Singularidades da docência na creche: interlocução com pesquisas no Brasil. Humanidades & Inovação, v. 6, p. 271-286, 2019.
DELGADO, Ana Cristina Coll; NÖRNBERG, Marta. Do abrir-se aos pontos de vista e forças do desejo dos bebês e crianças bem pequenas. Linhas Críticas, v. 19, p. 147-167, 2013.
MARCELO GARCÍA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Tradução: Isabel Monteiro. Porto: Porto Editora, 1999.
PERONDI, Marisete Maihack; FELDKERCHER, Nadiane. Desafios da iniciação profissional de professoras na educação infantil. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 26, n. 1. p. 1-15, mar. 2021.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes Pedagógicos e atividade docente. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 15-34.
SZYMANSKI, Heloisa. Entrevista reflexiva: um olhar psicológico sobre a entrevista em pesquisa. In: SZYMANSKI, Heloisa (org.). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Liber Livro Editora, 2004. p. 9-64.
TARDIF, Maurice. Os saberes dos professores [verbete]. In: OLIVEIRA, Dalila de Andrade; DUARTE, Adriana Cancella; VIEIRA, Lívia Fraga. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010.
XXX, a ser adicionado após a avaliação
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).