DE AUXILIAR DE SALA À PROFESSORA INICIANTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Résumé

Neste trabalho objetivamos analisar a constituição docente das professoras em início de carreira na Educação Infantil desde a perspectiva de suas experiências anteriores como auxiliares de sala. A pesquisa qualitativa utilizou a entrevista como instrumento de coleta de dados junto a cinco professoras de Educação Infantil em início de carreira. Os dados foram trabalhados pela análise de conteúdo, destacando a experiência de auxiliar de sala para a constituição docente e a comparação entre a experiência de auxiliar e a formação acadêmica para a constituição docente. A constituição docente das professoras está fortemente ligada aos saberes da experiência e a partir desta experiência elas desenvolveram saberes pedagógicos. A experiência como auxiliar que tiveram durante suas formações iniciais e antes de se tornarem professoras foi significativa para um novo olhar à formação teórica, para a constituição de suas identidades docentes, para seus fortalecimentos no ingresso profissional e para suas práticas pedagógicas.

Bibliographies de l'auteur

Priscila de Oliveira Junges, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestre em Educação. Licenciada em Pedagogia. Coordenadora pedagógica da Educação Infantil -Secretaria Municipal de Educação de Ibicaré - Santa Catarina. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Formação, inserção profissional e práticas docentes - Universidade Estadual de Maringá.

Nadiane Feldkercher, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Pós-doutorado em Educação. Doutora e Mestre em Educação. Licenciada em Pedagogia. Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá - Paraná. Pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa Formação, inserção profissional e práticas docentes - Universidade Estadual de Maringá.

Références

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XXX, a ser adicionado após a avaliação
Publiée
2023-02-27