SEMÂNTICA GLOBAL E ENUNCIAÇÃO: CENOGRAFIA E ETHOS NA PUBLICIDADE OFERTA DO DIA DAS MÃES RIACHUELO

Palavras-chave: Semântica Global. Enunciação. Cenografia. Ethos discursivo. Publicidade.

Resumo

Este estudo tem por objetivo identificar e analisar cenografias e ethos discursivos construídos como imagens de si, manifestados no discurso publicitário Oferta do Dia das Mães da Riachuelo. O marco teórico fundamenta-se na perspectiva enunciativo-discursiva de Maingueneau (2008a, 2008b, 2015, 2020), complementado com o apoio em Amossy (2018). A pesquisa é descritiva, bibliográfica e qualitativa. O corpus de análise constitui-se de prints de um vídeo (com texto verbal e não verbal), veiculado no Youtube, que faz parte da campanha publicitária do Dia das Mães da Riachuelo. Tendo em vista que a publicidade é uma enunciação voltada a um coenunciador – o qual tem de ser mobilizado para aderir a um certo universo de sentido –, depreendemos, a partir dos enunciados que constituem e constroem a cenografia, que a propaganda constrói ethos discursivos apoiados na figura de um fiador que, ao revelar que a mulher pode ser dona da própria história, enaltece a maternidade e o empoderamento feminino.

Biografia do Autor

Keila de Quados Schermack, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Graduada em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Mestre em Letras (UPF). Doutoranda em Letras no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Ernani Cesar de Freitas, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/LAEL), Doutor em Letras, área de concentração Linguística Aplicada (PUCRS), Mestre em Linguística Aplicada (UNISINOS). Possui graduação em Letras – Português/Inglês e respectivas Literaturas, pelo Centro Universitário La Salle. Professor permanente no PPG em Letras e do curso de graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF).

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Publicado
2024-02-21