SEMÂNTICA GLOBAL E ENUNCIAÇÃO: CENOGRAFIA E ETHOS NA PUBLICIDADE OFERTA DO DIA DAS MÃES RIACHUELO

Resumen

Este estudo tem por objetivo identificar e analisar cenografias e ethos discursivos construídos como imagens de si, manifestados no discurso publicitário Oferta do Dia das Mães da Riachuelo. O marco teórico fundamenta-se na perspectiva enunciativo-discursiva de Maingueneau (2008a, 2008b, 2015, 2020), complementado com o apoio em Amossy (2018). A pesquisa é descritiva, bibliográfica e qualitativa. O corpus de análise constitui-se de prints de um vídeo (com texto verbal e não verbal), veiculado no Youtube, que faz parte da campanha publicitária do Dia das Mães da Riachuelo. Tendo em vista que a publicidade é uma enunciação voltada a um coenunciador – o qual tem de ser mobilizado para aderir a um certo universo de sentido –, depreendemos, a partir dos enunciados que constituem e constroem a cenografia, que a propaganda constrói ethos discursivos apoiados na figura de um fiador que, ao revelar que a mulher pode ser dona da própria história, enaltece a maternidade e o empoderamento feminino.

Biografía del autor/a

Keila de Quados Schermack, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Graduada em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Mestre em Letras (UPF). Doutoranda em Letras no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Ernani Cesar de Freitas, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/LAEL), Doutor em Letras, área de concentração Linguística Aplicada (PUCRS), Mestre em Linguística Aplicada (UNISINOS). Possui graduação em Letras – Português/Inglês e respectivas Literaturas, pelo Centro Universitário La Salle. Professor permanente no PPG em Letras e do curso de graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF).

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Publicado
2024-02-21