SEMÂNTICA GLOBAL E ENUNCIAÇÃO: CENOGRAFIA E ETHOS NA PUBLICIDADE OFERTA DO DIA DAS MÃES RIACHUELO
Abstract
Este estudo tem por objetivo identificar e analisar cenografias e ethos discursivos construídos como imagens de si, manifestados no discurso publicitário Oferta do Dia das Mães da Riachuelo. O marco teórico fundamenta-se na perspectiva enunciativo-discursiva de Maingueneau (2008a, 2008b, 2015, 2020), complementado com o apoio em Amossy (2018). A pesquisa é descritiva, bibliográfica e qualitativa. O corpus de análise constitui-se de prints de um vídeo (com texto verbal e não verbal), veiculado no Youtube, que faz parte da campanha publicitária do Dia das Mães da Riachuelo. Tendo em vista que a publicidade é uma enunciação voltada a um coenunciador – o qual tem de ser mobilizado para aderir a um certo universo de sentido –, depreendemos, a partir dos enunciados que constituem e constroem a cenografia, que a propaganda constrói ethos discursivos apoiados na figura de um fiador que, ao revelar que a mulher pode ser dona da própria história, enaltece a maternidade e o empoderamento feminino.
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