ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: CONTRIBUTOS DAS MÍDIAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA NO ENFRENTAMENTO DE DESAFIOS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA

Palavras-chave: TDIC. Mídias Públicas. Práticas Pedagógicas. Metodologias Inovadoras.

Resumo

O artigo objetiva uma breve reflexão embasada em revisão bibliográfica sobre as contribuições das mídias digitais de comunicação pública nas práticas pedagógicas de ensino online, via ensino remoto emergencial para o enfrentamento dos desafios provocados pela Covid19, que abruptamente submeteu a classe docente a uma aligeirada transição do ensino presencial para o virtual. Consequentemente, ao uso, interação e integração com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e vislumbrando outros olhares para práticas de ensino a distância frente ao “novo normal” foram destacados neste estudo, além destas já citadas, o conceito de mídia digital de informação pública; e as diferenças entre Ensino a Distância (EAD) e Remoto Emergencial (ERE); além da exemplificação das orientações de apoio aos docentes da educação básica, presentes na plataforma Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP), no período entre abril a outubro/2020especificamente para o ERE.

 

Biografia do Autor

Célia Maria Retz Godoy dos Santos, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

 Professora doutora do Programa de Pós-graduação: Mídia e Tecnologia, da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Bauru. 

Luzia de Fátima Turato, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Mestranda do Programa de pós-graduação Mídia e Tecnologia da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, da Universidade Estadual Paulista  (Unesp), campus Bauru. 

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Publicado
2022-05-12