DOCÊNCIA E APRENDIZAGEM NA PANDEMIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO DA REDE PÚBLICA DO TOCANTINS
Resumo
O estudo tematiza as políticas educacionais, com foco no processo de ensino e aprendizagem no Estado do Tocantins, no período de pandemia do COVID-19. Trata-se de uma pesquisa de abordagem bibliográfica, mediante a análise do período pré e pós-pandêmico na educação do Tocantins. O objetivo da pesquisa consiste em analisar os indicadores educacionais que impactam o processo de ensino e aprendizagem e consequentemente a permanência e acesso à educação de qualidade. Diante da análise é possível afirmar que houve uma acentuação da desigualdade educacional/social, quando observados os dados de evasão/abandono, distorção idade-série e reprovação nas escolas públicas. A Covid-19 é um agravante na defasagem do ensino e da aprendizagem, evidenciando a necessidade de ações pós-pandêmicas de forma a atenuar os impactos, principalmente no âmbito da educação pública.
Referências
ARROYO, Miguel G. Políticas educacionais e desigualdades: à procura de novos significados. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1381-1416, out.-dez. 2010. Disponibilidade em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso: 25 abr. 2021.
BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. v. 3. Porto Alegre: Penso, 2015.
BACICK, Lilian; MORAN, José (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2018.
BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Tradução Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: LTC, 2018.
BRASIL. BNCC - Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponibilidade em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas -e-indicadores/censo-escolar/resultados>. Acesso em: 10 maio 2021.
BRASIL. LDB - Lei de diretrizes e bases da educação nacional. 9. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 1996.
BRASIL. PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - 2019. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Disponibilidade em: <https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2021/abril/mais-de-82-dos-domicilios-brasileiros-tem-acesso-a-internet#:~:text=A%20Pesquisa%20Nacional%20por%20Amostra,percentuais%20em%20rela%C3%A7%C3%A3o%20a%202018>. Acesso em: 10 mai. 2021.
BRASIL. PNE - Plano Nacional de Educação. Brasília: MEC, 2014.
BRASIL. INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 3º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação – 2020: Brasília, 2020.
CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação básica como direito. Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 134, maio/ago. 2008. Disponibilidade em: <https://www.scielo.br/j/cp/a/QBBB9RrmKBx7MngxzBfWgcF/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 14 abr. 2021.
DOURADO, Luiz Fernandes; SIQUEIRA, Romilson Martins. Trabalho e formação de professores/as: retrocessos e perdas em tempos de pandemia. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 30, p. 842-857, set./dez. 2020. Disponibilidade em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1211/pdf>. Acesso em: 22 mar. 2021.
DUARTE, Alexandre William Barbosa; HYPOLITO, Álvaro Moreira. Docência em tempos de Covid-19: uma análise das condições de trabalho em meio a pandemia. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 30, p. 736-753, set./dez. 2020. Disponibilidadel em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1207/pdf>. Acesso em: 20 mar. 2021.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho; GUIMARÃES, Jane Mary de Medeiros. Aulas remotas, escolas e a carga de trabalho docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 30, p. 772-787, set./dez. 2020. Disponibilidade em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1203/pdf> . Acesso em: 18 mar. 2021.
LEMOS, Felipe Costa; ALMEIDA JR. Avaliação docente no Ensino Híbrido: Estudo de revisão no Portal de Periódicos da CAPES. Revista Seminário de VISU, Petrolina, v. 8, n.2, p. 284-299, 2020. Disponibilidadel em: <https://periodicos.ifsertao-pe.edu.br › ojs2 › article › view> . Acesso em: 18 mar. 2021.
MIRANDA, Rozania Viana; MORET, Artur de Souza; Silva, Jeferson Cardoso da; SIMÃO, Berenice Perpetua. Ensino Híbrido: Novas Habilidades Docentes Mediadas pelos Recursos Tecnológicos. EaD em Foco, v.10, p. 1-12, 2020. Disponibilidadel em: <https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/913/520> Acesso: 15 abri. 2021.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2 ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2011.
OLIVEIRA, Dalila Andrade; JUNIOR, Edmilson Antônio Pereira. Trabalho docente em tempos de pandemia: mais um retrato da desigualdade educacional brasileira. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 30, p. 719-735, set./dez. 2020. Disponibilidade em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1212/pdf> . Acesso em: 15 mar. 2021.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa, MENESES, Maria Paula (Orgs). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 31-83.
SAVIANI, Demerval; GALVÃO, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade, 2021, p. 36-49, ANDES – SN.
SILVA, Edson Rogério. O Ensino Híbrido no Contexto das Escolas Públicas Brasileiras: Contribuições e Desafios. Revista Porto das Letras, Vol. 03, Nº 01. p. 151-164, 2017. Disponibilidade em: . Acesso em: 02 mai. 2021.
SOUZA, Celestina Maria Pereira de; PEREIRA, Jhonata Moreira; RANKE, Maria da Conceição de Jesus. Reflexos da Pandemia na evasão/abandono escolar: a democratização do acesso e permanência. RBEC, Tocantinópolis/Brasil, v. 5, p. 1-20, 2020. Disponibilidade em: < https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/10844/17977>. Acesso em: 03 mai. 2021.
TOCANTINS. DCT - Documento Curricular do Tocantins. Palmas: SEDUC, 2019.
TORRE, Saturnino de la. Escolas criativas: escolas que aprendem, criam e inovam. In: TORRE, Saturnino de la; ZWIEREWICZ, Marlene (orgs.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009, p. 55-70.
ZWIEREWICZ, Marlene. Fortalecer a resiliência na escola por meio de emoções e valores. In: TORRE, Saturnino de la; ZWIEREWICZ, Marlene (orgs.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009, p. 43-52.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).