DOCÊNCIA E APRENDIZAGEM NA PANDEMIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO DA REDE PÚBLICA DO TOCANTINS

Abstract

O estudo tematiza as políticas educacionais, com foco no processo de ensino e aprendizagem no Estado do Tocantins, no período de pandemia do COVID-19. Trata-se de uma pesquisa de abordagem bibliográfica, mediante a análise do período pré e pós-pandêmico na educação do Tocantins. O objetivo da pesquisa consiste em analisar os indicadores educacionais que impactam o processo de ensino e aprendizagem e consequentemente a permanência e acesso à educação de qualidade. Diante da análise é possível afirmar que houve uma acentuação da desigualdade educacional/social, quando observados os dados de evasão/abandono, distorção idade-série e reprovação nas escolas públicas. A Covid-19 é um agravante na defasagem do ensino e da aprendizagem, evidenciando a necessidade de ações pós-pandêmicas de forma a atenuar os impactos, principalmente no âmbito da educação pública.

Author Biographies

Celestina Souza, Secretaria Estadual da Educação do Tocantins (SEDUC/TO)

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Gerente de Currículo e Avaliação da Educação Básica da SEDUC/TO. 

Mario Ribeiro Morais, Secretaria Estadual da Educação do Tocantins (SEDUC/TO)

Doutor em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Gerente de Formação e Apoio à Pesquisa da SEDUC/TO e Professor Substituto da UFT (Pedagogia, Campus de Palmas). 

Jhonata Moreira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Secretário Executivo na Secretaria Municipal de Educação de Gurupi/Tocantins.

Leandro Vieira, Secretaria Estadual da Educação do Tocantins (SEDUC/TO)

Especialista em Coordenação Pedagógica. Diretor de Políticas Educacionais da Secretaria Estadual da Educação (SEDUC/TO). 

References

ARROYO, Miguel G. Políticas educacionais e desigualdades: à procura de novos significados. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1381-1416, out.-dez. 2010. Disponibilidade em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso: 25 abr. 2021.

BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. v. 3. Porto Alegre: Penso, 2015.

BACICK, Lilian; MORAN, José (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2018.

BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Tradução Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: LTC, 2018.

BRASIL. BNCC - Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponibilidade em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas -e-indicadores/censo-escolar/resultados>. Acesso em: 10 maio 2021.

BRASIL. LDB - Lei de diretrizes e bases da educação nacional. 9. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 1996.

BRASIL. PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - 2019. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Disponibilidade em: <https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2021/abril/mais-de-82-dos-domicilios-brasileiros-tem-acesso-a-internet#:~:text=A%20Pesquisa%20Nacional%20por%20Amostra,percentuais%20em%20rela%C3%A7%C3%A3o%20a%202018>. Acesso em: 10 mai. 2021.

BRASIL. PNE - Plano Nacional de Educação. Brasília: MEC, 2014.

BRASIL. INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 3º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação – 2020: Brasília, 2020.

CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação básica como direito. Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 134, maio/ago. 2008. Disponibilidade em: <https://www.scielo.br/j/cp/a/QBBB9RrmKBx7MngxzBfWgcF/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 14 abr. 2021.

DOURADO, Luiz Fernandes; SIQUEIRA, Romilson Martins. Trabalho e formação de professores/as: retrocessos e perdas em tempos de pandemia. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 30, p. 842-857, set./dez. 2020. Disponibilidade em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1211/pdf>. Acesso em: 22 mar. 2021.

DUARTE, Alexandre William Barbosa; HYPOLITO, Álvaro Moreira. Docência em tempos de Covid-19: uma análise das condições de trabalho em meio a pandemia. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 30, p. 736-753, set./dez. 2020. Disponibilidadel em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1207/pdf>. Acesso em: 20 mar. 2021.

GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho; GUIMARÃES, Jane Mary de Medeiros. Aulas remotas, escolas e a carga de trabalho docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 30, p. 772-787, set./dez. 2020. Disponibilidade em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1203/pdf> . Acesso em: 18 mar. 2021.

LEMOS, Felipe Costa; ALMEIDA JR. Avaliação docente no Ensino Híbrido: Estudo de revisão no Portal de Periódicos da CAPES. Revista Seminário de VISU, Petrolina, v. 8, n.2, p. 284-299, 2020. Disponibilidadel em: <https://periodicos.ifsertao-pe.edu.br › ojs2 › article › view> . Acesso em: 18 mar. 2021.

MIRANDA, Rozania Viana; MORET, Artur de Souza; Silva, Jeferson Cardoso da; SIMÃO, Berenice Perpetua. Ensino Híbrido: Novas Habilidades Docentes Mediadas pelos Recursos Tecnológicos. EaD em Foco, v.10, p. 1-12, 2020. Disponibilidadel em: <https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/913/520> Acesso: 15 abri. 2021.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2 ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2011.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; JUNIOR, Edmilson Antônio Pereira. Trabalho docente em tempos de pandemia: mais um retrato da desigualdade educacional brasileira. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 30, p. 719-735, set./dez. 2020. Disponibilidade em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1212/pdf> . Acesso em: 15 mar. 2021.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa, MENESES, Maria Paula (Orgs). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 31-83.

SAVIANI, Demerval; GALVÃO, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade, 2021, p. 36-49, ANDES – SN.

SILVA, Edson Rogério. O Ensino Híbrido no Contexto das Escolas Públicas Brasileiras: Contribuições e Desafios. Revista Porto das Letras, Vol. 03, Nº 01. p. 151-164, 2017. Disponibilidade em: . Acesso em: 02 mai. 2021.

SOUZA, Celestina Maria Pereira de; PEREIRA, Jhonata Moreira; RANKE, Maria da Conceição de Jesus. Reflexos da Pandemia na evasão/abandono escolar: a democratização do acesso e permanência. RBEC, Tocantinópolis/Brasil, v. 5, p. 1-20, 2020. Disponibilidade em: < https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/10844/17977>. Acesso em: 03 mai. 2021.

TOCANTINS. DCT - Documento Curricular do Tocantins. Palmas: SEDUC, 2019.

TORRE, Saturnino de la. Escolas criativas: escolas que aprendem, criam e inovam. In: TORRE, Saturnino de la; ZWIEREWICZ, Marlene (orgs.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009, p. 55-70.

ZWIEREWICZ, Marlene. Fortalecer a resiliência na escola por meio de emoções e valores. In: TORRE, Saturnino de la; ZWIEREWICZ, Marlene (orgs.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009, p. 43-52.

Published
2022-03-16