NARRATIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA AMAZÔNIA LEGAL EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

Palavras-chave: Ensino de História. Pandemia da Covid-19. História Oral. Amazônia Legal.

Resumo

O Estado do Tocantins integra a Amazônia Legal. Este é o lócus do presente estudo, que objetiva narrar acerca do ensino de história em tempos de pandemia na Educação Básica, em Palmas, no ano letivo 2020. Apoia-se na metodologia História Oral Temática e na participação de dois professores de história, sendo um do ensino fundamental e outro do ensino médio, os quais expõem suas dificuldades, tanto para educar quanto para a aprendizagem em tempos de pandemia, considerando que grande parte dos estudantes não dispõem de acesso aos meios de comunicação, via internet, em seus lares. Os entrevistados apontam para a preocupação em relação ao contágio da Covid-19 causada pelo Coronavírus, cuja recomendação é a continuidade das aulas na modalidade remota e o retorno presencial somente após a vacina. Conclui-se que, mesmo em tempos de pandemia, diante de todos os desafios apresentados, professores e estudantes realizam as atividades educativas.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Leoncio Macedo, Secretaria de Educação e Cultura do Tocantins (SEDUC/TO)

Doutoranda em Educação pelo Programa Educanorte/Polo da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Possui graduação e pós-graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá-Paraná (UEM). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins. Atualmente exerce a função de Superintendente de Educação, Científica, Profissional e Tecnológica da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (SEDUC/TO). Coordenadora do Fórum Estadual de Educação-TO. Faz parte do Grupo de estudos e implementação da BNCC do Ensino Médio no estado do Tocantins.

Jocyleia Santana dos Santos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em História pela Universidade de Pernambuco (UFPE). Coordenadora do Polo Tocantins do Doutorado em Educação na Amazônia (Rede EDUCANORTE/PGDEA). Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE/UFT). Pesquisadora da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (Rides). 

José Damião T. Rocha, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (UFG).  Docente do doutorado em Educação da Amazônia (PGEDA/UFT). 

Referências

ARAGÓN, L.E. A dimensão internacional da Amazônia: um aporte para sua interpretação. UFPA, Rev. NERA, Presidente Prudente, ano 21, n.42, 2018.

ABUD, K. M. Combates pelo ensino de história. In: ARIAS, José Miguel Neto. (org). Dez anos de pesquisas em ensino de história. Londrina: AtritoArt, 2005.

ALBERTI, V. Manual de História Oral. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

BITTENCOURT, C. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.

CRUZ, J.V. da. O uso metodológico da história oral: um caminho para a pesquisa histórica. Aracaju: UNIT, 2005.

FONSECA, S. G. Caminhos da história ensinada. Campinas, SP: Papirus, 1993.

GUSMÃO, E. M. Memórias de quem ensina História: cultura e identidade docente. São Paulo: UNESP, 2004.

JOUTARD, P. Desafios à história oral no século XXI. Tradução Paulo Martins Garchet. In: FERREIRA, Marieta de M.(org.) História oral: desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz/CPDOC. Fundação Getúlio Vargas, 2000.

MEIHY, J. C. S. B. História Oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2006.

MONTYSUMA, M. F.F. Um encontro com as fontes em História Oral. Estudos Ibero-Americanos. PUCRS, v. XXXII, n. 1, p. 117-125, 2006.

NIKITIUK, S. M. L. Repensando o Ensino de História. São Paulo: Cortez, 1996.

PORTELLI, A. O que faz a história oral diferente. Tradução de Maria Therezinha Janine Ribeiro, Revisão Técnica: Dea Ribeiro Fenelon. Projeto História, São Paulo, (14), fev. 1997.

RELATÓRIO SEDUC. Relatório de ações e proposta de retomada das aulas na rede estadual de ensino do Tocantins. Sup. Ed. Básica. Palmas, TO, 2020.

ROCHA, U. Reconstruindo a História a partir do imaginário do aluno. In: NIKITIUK, S. M. L. Repensando o Ensino de História. São Paulo: Cortez, 1996.

SANTOS, S. M. dos, MORAES, A.D. J. & BRITO, T. T. R. História oral entre status de metodologia e a técnica. Cadernos De História Da Educação, 14(3).

THOMSON, A. Aos cinquenta anos: uma perspectiva internacional da história oral. Tradução de Paulo Martins Garchet. In: FERREIRA, M. de M. (org.) História oral: desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz/CPDOC. Fundação Getúlio Vargas, 2000.

TOMPSON, P. História oral: patrimônio do passado e espírito do futuro. In: WORCMAN, Karen; PEREIRA, Jesus Vasquez (Orgs.). História falada: memória, rede e mudança social. São Paulo: SESC-SP; Museu da Pessoa; Imprensa Oficial, 2006. p. 17-43.

VASCONCELOS, J. A. Metodologia do Ensino de História. Curitiba: Ibpex, 2007.

Publicado
2022-03-11