NARRATIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA AMAZÔNIA LEGAL EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
Abstract
O Estado do Tocantins integra a Amazônia Legal. Este é o lócus do presente estudo, que objetiva narrar acerca do ensino de história em tempos de pandemia na Educação Básica, em Palmas, no ano letivo 2020. Apoia-se na metodologia História Oral Temática e na participação de dois professores de história, sendo um do ensino fundamental e outro do ensino médio, os quais expõem suas dificuldades, tanto para educar quanto para a aprendizagem em tempos de pandemia, considerando que grande parte dos estudantes não dispõem de acesso aos meios de comunicação, via internet, em seus lares. Os entrevistados apontam para a preocupação em relação ao contágio da Covid-19 causada pelo Coronavírus, cuja recomendação é a continuidade das aulas na modalidade remota e o retorno presencial somente após a vacina. Conclui-se que, mesmo em tempos de pandemia, diante de todos os desafios apresentados, professores e estudantes realizam as atividades educativas.
References
ARAGÓN, L.E. A dimensão internacional da Amazônia: um aporte para sua interpretação. UFPA, Rev. NERA, Presidente Prudente, ano 21, n.42, 2018.
ABUD, K. M. Combates pelo ensino de história. In: ARIAS, José Miguel Neto. (org). Dez anos de pesquisas em ensino de história. Londrina: AtritoArt, 2005.
ALBERTI, V. Manual de História Oral. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004.
BITTENCOURT, C. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.
CRUZ, J.V. da. O uso metodológico da história oral: um caminho para a pesquisa histórica. Aracaju: UNIT, 2005.
FONSECA, S. G. Caminhos da história ensinada. Campinas, SP: Papirus, 1993.
GUSMÃO, E. M. Memórias de quem ensina História: cultura e identidade docente. São Paulo: UNESP, 2004.
JOUTARD, P. Desafios à história oral no século XXI. Tradução Paulo Martins Garchet. In: FERREIRA, Marieta de M.(org.) História oral: desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz/CPDOC. Fundação Getúlio Vargas, 2000.
MEIHY, J. C. S. B. História Oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2006.
MONTYSUMA, M. F.F. Um encontro com as fontes em História Oral. Estudos Ibero-Americanos. PUCRS, v. XXXII, n. 1, p. 117-125, 2006.
NIKITIUK, S. M. L. Repensando o Ensino de História. São Paulo: Cortez, 1996.
PORTELLI, A. O que faz a história oral diferente. Tradução de Maria Therezinha Janine Ribeiro, Revisão Técnica: Dea Ribeiro Fenelon. Projeto História, São Paulo, (14), fev. 1997.
RELATÓRIO SEDUC. Relatório de ações e proposta de retomada das aulas na rede estadual de ensino do Tocantins. Sup. Ed. Básica. Palmas, TO, 2020.
ROCHA, U. Reconstruindo a História a partir do imaginário do aluno. In: NIKITIUK, S. M. L. Repensando o Ensino de História. São Paulo: Cortez, 1996.
SANTOS, S. M. dos, MORAES, A.D. J. & BRITO, T. T. R. História oral entre status de metodologia e a técnica. Cadernos De História Da Educação, 14(3).
THOMSON, A. Aos cinquenta anos: uma perspectiva internacional da história oral. Tradução de Paulo Martins Garchet. In: FERREIRA, M. de M. (org.) História oral: desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz/CPDOC. Fundação Getúlio Vargas, 2000.
TOMPSON, P. História oral: patrimônio do passado e espírito do futuro. In: WORCMAN, Karen; PEREIRA, Jesus Vasquez (Orgs.). História falada: memória, rede e mudança social. São Paulo: SESC-SP; Museu da Pessoa; Imprensa Oficial, 2006. p. 17-43.
VASCONCELOS, J. A. Metodologia do Ensino de História. Curitiba: Ibpex, 2007.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).