NARRATIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA AMAZÔNIA LEGAL EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

Résumé

O Estado do Tocantins integra a Amazônia Legal. Este é o lócus do presente estudo, que objetiva narrar acerca do ensino de história em tempos de pandemia na Educação Básica, em Palmas, no ano letivo 2020. Apoia-se na metodologia História Oral Temática e na participação de dois professores de história, sendo um do ensino fundamental e outro do ensino médio, os quais expõem suas dificuldades, tanto para educar quanto para a aprendizagem em tempos de pandemia, considerando que grande parte dos estudantes não dispõem de acesso aos meios de comunicação, via internet, em seus lares. Os entrevistados apontam para a preocupação em relação ao contágio da Covid-19 causada pelo Coronavírus, cuja recomendação é a continuidade das aulas na modalidade remota e o retorno presencial somente após a vacina. Conclui-se que, mesmo em tempos de pandemia, diante de todos os desafios apresentados, professores e estudantes realizam as atividades educativas.

Bibliographies de l'auteur

Maria de Lourdes Leoncio Macedo, Secretaria de Educação e Cultura do Tocantins (SEDUC/TO)

Doutoranda em Educação pelo Programa Educanorte/Polo da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Possui graduação e pós-graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá-Paraná (UEM). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins. Atualmente exerce a função de Superintendente de Educação, Científica, Profissional e Tecnológica da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (SEDUC/TO). Coordenadora do Fórum Estadual de Educação-TO. Faz parte do Grupo de estudos e implementação da BNCC do Ensino Médio no estado do Tocantins.

Jocyleia Santana dos Santos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em História pela Universidade de Pernambuco (UFPE). Coordenadora do Polo Tocantins do Doutorado em Educação na Amazônia (Rede EDUCANORTE/PGDEA). Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE/UFT). Pesquisadora da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (Rides). 

José Damião T. Rocha, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (UFG).  Docente do doutorado em Educação da Amazônia (PGEDA/UFT). 

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Publiée
2022-03-11