A RELAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Palavras-chave: Estágio Curricular Supervisionado. Escola. Universidade. Educação Física

Resumo

Trata-se de um estudo de revisão sistemática que teve por objetivo analisar a produção a respeito da temática estágio curricular supervisionado no âmbito da Educação Física, na tentativa de estabelecer ponderações acerca da relação Universidade-Escola. Como resultados, indica-se dados pertinentes relativos ao contexto temporal e de produtividade sobre a temática, assim como realiza discussões pontuais referentes à aspectos organizacionais e pedagógicos dos estágios no âmbito da Educação Física. Conclui-se que há a necessidade de investigar o estágio para além dos saberes e reflexões sobre a prática, e pensar numa relação Universidade-Escola que considere ambos os espaços na formação com a possibilidade de se desenvolver um modelo de alternância.

Biografia do Autor

Janaína da Silva Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda em Ciências da Motricidade na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pertencente ao Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ).

Larissa Cerignoni Benites, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em m Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Samuel de Souza Neto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). 

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Publicado
2022-04-08