A RELAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Résumé
Trata-se de um estudo de revisão sistemática que teve por objetivo analisar a produção a respeito da temática estágio curricular supervisionado no âmbito da Educação Física, na tentativa de estabelecer ponderações acerca da relação Universidade-Escola. Como resultados, indica-se dados pertinentes relativos ao contexto temporal e de produtividade sobre a temática, assim como realiza discussões pontuais referentes à aspectos organizacionais e pedagógicos dos estágios no âmbito da Educação Física. Conclui-se que há a necessidade de investigar o estágio para além dos saberes e reflexões sobre a prática, e pensar numa relação Universidade-Escola que considere ambos os espaços na formação com a possibilidade de se desenvolver um modelo de alternância.
Références
BENITES, Larissa Cerignoni et al. Qual o Papel do Professor-Colaborador no Contexto Do Estágio Curricular Supervisionado Na Educação Física? Rev. bras. ciênc. mov, Brasília, v. 20, n. 4, p. 13–25, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.18511/rbcm.v18i4.1750 Disponibilidade em: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/3286/2282. Acesso em: 09 ago. 2019
BENITES, Larissa Cerignoni et al. Estágio Curricular Supervisionado na Formação de Professores de Educação Física na UDESC. In: VEDOVATTO, Djinane.; ANANIAS, Elisângela. Venâncio.; COSTA FILHO, Roraima Alves. (Orgs.). O estágio curricular supervisionado da educação física no Brasil: Formação, Influências, Inovação Pedagógica e Perspectivas. Curitiba: Ed. CRV, 2020, p.21-32.
BISCONSINI, Camila Rinaldi; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli. Possibilidades de Aproximação do Cenário Escolar na Formação Inicial em Educação Física. Journal of Physical Education, Maringá, v. 30, n. 1, p. 1–10, 2019. DOI: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v30i1.3031. Disponibilidade em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2448-24552019000100216&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 09 ago. 2019
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 1/2002 de 18 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 18 fev. 2002. Disponibilidade em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP012002.pdf. Acesso em: 22 mar. 2019
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 2/2002 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 19 fev. 2002b. Disponibilidade em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf. Acesso em: 22 mar. 2019
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 1 jul. 2015. Disponibilidade em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 22 mar. 2019
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Poder Executivo, Brasília, DF: Presidência da República, 20 dez. 1996. Disponibilidade em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 3 jun. 2019.
CARVALHO FILHO, Josué José de; BRASILEIRO, Tânia Suely Azevedo; SOUZA NETO, Samuel de. O Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física: saberes docentes e a relação teoria-prática. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 5, n. 1, p. 147-158, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.24115/s2446-6220201951603 p.147-158. Disponibilidade em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/185425. Acesso em: 09 ago. 2019
CYRINO, Marina.; SOUZA NETO, Samuel de. O Estágio Curricular Supervisionado na Experiência Brasileira e Internacional. Revista Educação em Questão, v. 48, p. 86-115, jan./abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v48n34ID5731. Disponibilidade em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5731. Acesso em:> 20 mai. 2020
COSTA FILHO, Roraima Alves; IAOCHITE, Roberto Tadeu. Experiências de Ensino no Estágio Supervisionado e Autoeficácia para Ensinar Educação Física na Escola. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 26, n. 2, p. 201-211, 2. trim. 2015. DOI: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v26i2.24762. Disponibilidade em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/24762. Acesso em: 10 ago. 2019
FILGUEIRAS, Isabel Porto; RODRIGUES, Luiz Henrique; VERENGUER, Rita de Cássia Garcia. O Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Licenciatura em Educação Física aa Universidade Presbiteriana Mackenzie. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 139–146, 2009. Disponibilidade em: https://www.mackenzie.br/fileadmin/OLD/47/Graduacao/CCBS/Cursos/Educacao_Fisica/REMEFE-6-2-2007/art13_edfis6n2.pdf. Acesso em: 10 ago. 2019
GATTI, Bernardete Angelina et al. Prêmio Professores do Brasil: Novos cenários de formação. Brasília: Editora UNESCO, 2019. Disponibilidade em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/05/Livro_ProfessoresDoBrasil.pdf. Acesso : 12 dez. 2019.
GOMES, Isabelle Sena; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Guia para estudos de revisão sistemática: uma opção metodológica para as Ciências do Movimento Humano. Movimento, v. 20, n. 1, p. 395-411, 2014. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.41542. Disponibilidade em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/41542. Acesso em: 03 jan. 2019.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Microdados do Censo de Educação Superior 2005-2016 e Microdados do Enade. Disponibilidade em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/microdados. Acesso em: 29 dez. 2020.
ISSE, Silvane Fensterseifer; MOLINA NETO, Vicente. Estágio Supervisionado na Formação de Professores de Educação Física: produções científicas sobre o tema. Journal of Physical Education, Maringá, v. 27, n. 1, 2016. DOI: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v27i1.2759. Disponibilidade em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31145/18626. Acesso em: 10 ago. 2019.
IZA, Dijnane Fernanda Vedovatto; SOUZA NETO, Samuel de. Os Desafios do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física na Parceria Entre Universidade e Escola. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 111–124, 2015. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.46271. Disponibilidade em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/download/46271/33336. Acesso em: 10 ago. 2019.
KARINO, Marcia Eiko; FELLI, Vanda Elisa Andres. Enfermagem Baseada em Evidências: avanços e inovações em revisões sistemáticas. Ciência,Cuidado E Saúde, Maringá, v. 11, n. 5, p. 11–15, 2012. DOI: https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v11i5.17048. Disponibilidade em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/17048. Acesso em:10 ago. 2019
MARTINY, Luis Eugênio; GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. A Transposição Didática na Educação Física Escolar: a reflexão na prática pedagógica dos professores em formação inicial no estágio supervisionado Revista da Educação Física/UEM , Maringá, v. 25, n. 1, p. 81–94, 2014a. DOI: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v25i1.20885. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100081. Acesso em: 10 ago. 2019
MARTINY, Luis Eugênio; GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. A Transposição Didática na Educação Física Escolar: o caminho formativo dos professores em formação inicial. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 95, n. 239, p. 175–196, abr. 2014b. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-66812014000100010. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000100010&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 9 ago. 2019
MARTINY, Luis Eugênio; GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. “O Que Eu Transformaria? Muita Coisa!”: os saberes e os não saberes docentes presentes nas práticas de ensino/estágio supervisionado em Educação Física. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 22, n. 4, p. 569–581, 4. trim. 2011. DOI: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v22i4.11277. Disponibilidade em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/11277. Acesso em: 9 ago 2019.
MENDES, Diego de Souza.; BETTI, Mauro. O Estágio na Licenciatura em Educação Física Como “Coisa Viva”: uma perspectiva a partir da semiótica e do pragmaticismo de Charles S. Pierce. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 4, p. 1245–1256, out./dez, 2017. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.71897. Disponibilidade em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/71897/46225. Acesso em: 9 ago 2019.
MENDES, Diego de Souza; BETTI, Mauro. O Estágio em Perspectiva Semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, n. e230041, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230041. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-2. Acesso em: 9 ago 2019.
METZNER, Andreia Cristina. Proposta Didática para o Curso de Licenciatura em Educação Física: aprendizagem baseada em casos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 3, p. 637–650, set. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022014091464. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022014000300004&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 10 ago. 2019.
MOLETTA, Andréia Fernanda et al. Momentos Marcantes do Estágio Curricular Supervisionado na Formação de Professores de Educação Física. Pensar a prática, Goiânia, v. 16, n. 3, p. 715–730, 2013. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v16i3.18705. Disponibilidade em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/18705. Acesso em: 10 ago. 2019.
MONTENEGRO, Patrícia Cavalcanti Ayres et al. O Estágio na Formação de Professores: Visão discente. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, Portugal, v. 14, n. S1.A, p. 545–563, 2014. Disponibilidade em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=s3h&AN=109036785&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 10 ago. 2019
MONTIEL, Fabiana Celente; PEREIRA, Flávio Medeiros. Problemas Evidenciados na Operacionalização das 400 Horas de Estágio Curricular Supervisionado. Revista da Educacao Fisica/UEM, Maringá, v. 22, n. 3, p. 421–432, 3. Trim. 2011. DOI: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v22i3.10391. Disponibilidade em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/10391. Acesso em: 10 ago. 2019
NÓVOA, António. Firmar a Posição como Professor, Afirmar a Profissão Docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106–1133, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/198053144843. Disponibilidade em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742017000401106&script=sci_arttext. Acesso em: 21 nov. 2020
NÓVOA, António. Entre a formação e a profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Curriculo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 198–208, jan./abr. 2019. Disponibilidade em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/novoa.pdf. Acesso em 20 jan. 2020
PAIS-RIBEIRO, José. Revisão de Investigação e Evidência Cientifica. Psicologia, Saúde & Doenças, Porto, v. 15, n. 3, p. 671–682, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.15309/14psd150309. Disponibilidade em: www.sp-ps.com. Acesso em: 21 nov. 2020
PEREIRA, Steffany Guimarães Pitangui et al. Trajetória de Estudantes na Formação Inicial em Educação Física: o estágio curricular supervisionado em foco. Journal of Physical Education, Maringá, v. 29, p. e2959–e2959, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v29i1.2959 . Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-24552018000100168. Acesso em: 10 ago. 2019
QUARANTA, André Marsiglia; PIRES, Giovani de Lorenzi. Histórias de Vida e Experiências Docentes no Estágio Supervisionado de Licenciandos em Educação Física - Modalidade Ead. Movimento, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 185, abr./jun. 2013. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.23488. Disponibilidade em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/23488. Acesso em: 10 ago. 2019
SARTI, Flavia Medeiros. Dimensão Socioprofissional da Formação Docente: aportes teóricos e proposições. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 175, p. 294–315, jan./mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/198053146796. Disponibilidade em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742020000100294&script=sci_abstract&tlng=fr. Acesso em: 21 nov. 2020
SARTI, Flavia Medeiros. Relações intergeracionais e alternância na formação docente: considerações a partir de uma proposta de estágio supervisionado. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 46, p. 83-99 set./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.15210/caduc.v0i46.4174 Disponível em https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/4174. Acesso em 10 de jul. de 2019.
SAVIANI, Demerval. Formação de Professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Poíesis Pedagógica, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 07–19, jan./jun. 2011. DOI: https://doi.org/10.1108/S1479-3687(2013)0000019017. Disponibilidade em: https://www.revistas.ufg.br/index.php/poiesis/article/view/15667. Acesso em: 20 nov. 2020
SAVIANI, Dermeval. Formação de Professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educacao, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 143–155, jan./abr. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000100012. Disponibilidade em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-2478&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 nov. 2020
SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira da et al. Estágio Curricular Supervisionado na Formação de Professores em Educação Física: uma análise da legislação a partir da resolução CFE no 03/1987. Pensar a prática, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 1–14, jan./mar. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.5216/rpp.v19i1.34854. Disponibilidade em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34854/pdf. Acesso em: 09 ago. 2019
SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira da; BOTH, Jorge; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli. Configurações e Relações Estabelecidas no Estágio Curricular Supervisionado de Educação Física. Journal of Physical Education, Maringá, v. 29, n. e2937, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v29i1.2937. Disponibilidade em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/36081. Acesso em: 8 ago. 2019.
SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira da; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli. Estágio Curricular Supervisionado na Formação de Professores de Educação Física no Brasil: uma revisão sistemática. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 77–92, jan./mar. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.67071. Disponibilidade em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/67071/47795. Acesso em: 09 ago. 2019
SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos; SOUZA, César Augusto Fernandes.; CHECA, Felipe Marques. Situação do Estágio Supervisionado em Universidades Privadas da Grande São Paulo. Motriz, v. 16, n. 3, p. 682–688, 12 abr. 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n3p682. Disponibilidade em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/3744. Acesso em: 9 ago. 2019.
SOUZA NETO, Samuel de; SARTI, Flavia Medeiros.; BENITES, Larissa Cerignoni. Entre o Ofício de Aluno e o Habitus de Professor: os desafios do estágio supervisionado no processo de iniciação à docência. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 311–324, jan./mar. 2016.DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.49700 Disponibilidade em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/download/49700/36619. Acesso em: 9 ago. 2019.
SOUZA NETO, Samuel de; BENITES, Larissa Cerignoni. Os Desafios da Prática na Formação Inicial Docente: experiência da educação física da UNESP de Rio Claro. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 46, p.02-22, set./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.15210/caduc.v0i46.4170. Disponibilidade em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/4170. Acesso em 20 mai. 2020
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 16. ed. Ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
TONG, Allison et al. Enhancing Transparency in Reporting the Synthesis of Qualitative Research: ENTREQ. BMC Medical Research Methodology, Califórnia, EUA, v. 12, n. 181, p. 1–8, 2012. DOI: https://doi.org/10.1186/1471-2288-12-181. Disponibilidade em: http://www.biomedcentral.com/1471-2288/12/181. Acesso em: 22 out. 2018.
TONG, Allison; SAINSBURY, Peter; CRAIG, Jonathan. Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ): a 32-item checklist for interviews and focus groups. International Journal for Quality in Health Care, Oxford, EUA, v. 19, n. 6, p. 349–357, 2007. DOI: https://doi.org/10.1093/intqhc/mzm042. Disponibilidade em: https://academic.oup.com/intqhc/article/19/6/349/1791966. Acesso em: 20 jul. 2018.
TORRES, Monica da Silveira et al. O Estágio Curricular Orientado (ECO): a prática e a percepção dos coordenadores de cursos de educação física em universidades públicas do rio de janeiro. Motricidade, Ribeira de Pena, Portugal, v. 14, n. 1S, p. 287–300, 2 jan. 2018. Disponibilidade em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=s3h&AN=132938351&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 9 ago. 2019.
ZEICHNER, Ken. Repensando as Conexões entre a Formação na Universidade e as Experiências de Campo na Formação de Professores em Faculdades e Universidades. Educação (UFSM), Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479–504, 2010. DOI: https://doi.org/10.5902/198464442357. Disponibilidade em: https://www.researchgate.net/publication/277992738. Acesso em: 22 nov. 2020.
ZOTOVICI, Sandra Aparecida et al. Reflexões Sobre o Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Educação Física: entre a teoria e a pratica. Pensar a prática, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 568–582, 2013. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v16i2.16593. Disponibilidade em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/16593. Acesso em: 10 ago. 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).