IGREJA E ESTADO: NOTAS PARA UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM GUAJARÁ-MIRIM/RO

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Práticas Pedagógicas. Vale do Guaporé.

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em discutir sobre os principais elementos que desafiam a consolidação de uma historiografia da Educação Profissional e Tecnológica na Amazônia, a partir de considerações sobre a história dessa modalidade educacional no município de Guajará-Mirim/RO, localizado na fronteira entre o Brasil e a Bolívia, com ênfase na experiência conduzida pela Igreja Católica. A discussão apresentada neste artigo se orienta pela abordagem qualitativa, com suporte do método bibliográfico-documental, a partir de pesquisa no Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES, da Biblioteca Electrónica Cristiana, de entrevistas semiestruturadas realizadas com lideranças religiosas de Guajará-Mirim e de pesquisa documental junto ao Centro Despertar da Criança e do Adolescente. O conhecimento da história da EPT na Amazônia ainda é parcelar e repleto de lacunas, necessitando de um esforço coletivo e sistemático para ao avanço do conhecimento na área.

Biografia do Autor

Xênia de Castro Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Doutora em Geografia pela UFPR. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Câmpus Porto Velho Calama e do Programa de Mestrado em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). 

Maria Enísia Soares de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Rondônia. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Câmpus Guajará-Mirim. 

Robson Fonseca Simões, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com estágio pós-doutoral na Universidade de Alcalá, Espanha. Professor Adjunto do Núcleo de Ciências Humanas da Universidade Federal de Rondônia e do Programa de Mestrado e Doutorada em Educação Escolar - UNIR. 

Décio Keher Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Guajará-Mirim

Mestre em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Guajará-Mirim. 

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Publicado
2021-11-12