IGREJA E ESTADO: NOTAS PARA UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM GUAJARÁ-MIRIM/RO
Abstract
O objetivo deste artigo consiste em discutir sobre os principais elementos que desafiam a consolidação de uma historiografia da Educação Profissional e Tecnológica na Amazônia, a partir de considerações sobre a história dessa modalidade educacional no município de Guajará-Mirim/RO, localizado na fronteira entre o Brasil e a Bolívia, com ênfase na experiência conduzida pela Igreja Católica. A discussão apresentada neste artigo se orienta pela abordagem qualitativa, com suporte do método bibliográfico-documental, a partir de pesquisa no Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES, da Biblioteca Electrónica Cristiana, de entrevistas semiestruturadas realizadas com lideranças religiosas de Guajará-Mirim e de pesquisa documental junto ao Centro Despertar da Criança e do Adolescente. O conhecimento da história da EPT na Amazônia ainda é parcelar e repleto de lacunas, necessitando de um esforço coletivo e sistemático para ao avanço do conhecimento na área.
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