PROTAGONISMO NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Protagonismo. Criança. Educação Infantil.

Resumo

 Este artigo objetiva analisar o protagonismo das crianças na educação infantil. É importante conhecermos se ocorre o protagonismo das crianças nos processos de mediação, interação e negociação entre os adultos e as crianças. O referencial teórico abarca autoras/es sobre infâncias, protagonismo e educação infantil. Utilizamos como procedimentos metodológicos a observação participante e entrevistas com dez crianças de pré-escola e duas professoras, no período de novembro de 2019 a maio de 2020. Os resultados apontam: a) pouca compreensão das professoras sobre os direitos das crianças que assegurem, nos espaços infantis, a escuta, a voz e o protagonismo das crianças; b) o protagonismo não acontece na sua totalidade e as professoras apontam dificuldades no processo de mediação do protagonismo infantil durante o desempenho das atividades pedagógicas.  Em síntese, é importante conhecer o ponto de vista da criança, sua capacidade, e valorizar o seu protagonismo nos cotidianos das instituições de Educação Infantil.

Biografia do Autor

Denise Bueno da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Vacaria/RS

Mestra em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Professora na Rede Municipal de Vacaria, RS. 

Mareli Eliane Graupe, Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac)

Doutora em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC/SC). Coordena o grupo de pesquisa Gênero, Educação e Cidadania na América Latina (GECAL/UNIPLAC). 

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Publicado
2022-04-08
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos